Investimento local

Com crescimento da economia, Meritor anuncia construção de nova fábrica no Brasil

O aporte, de R$ 200 milhões, é um dos maiores feito no mundo pela empresa nos últimos 20 anos

acessibilidade:
Meritor anuncia a construção de nova fábrica no Brasil. Fotos: Meritor.

A Meritor, empresa americana de componentes para veículos comerciais em atuação há 64 anos no Brasil, anuncia investimentos de R$ 200 milhões para a construção da terceira fábrica da companhia por aqui. O valor, é um dos maiores investidos em uma instalação global nas últimas duas décadas por parte da empresa. 

A fábrica, de 160 mil metros quadrados, fica em Roseira, interior de São Paulo, e deve iniciar a produção de eixos e cardans, além de outros componentes, em 2021. Segundo a empresa, a nova instalação irá impulsionar o desenvolvimento do mercado doméstico de veículos comerciais.

A empresa é uma das fornecedoras da MAN no Brasil.

Além disso, segundo o diretor geral da Meritor no Brasil, Adalberto Momi, a expectativa da empresa é que o mercado brasileiro continue em recuperação progressiva. “Essa nova fábrica ajudará a empresa a superar as expectativas dos clientes, acompanhando o crescimento previsto do mercado”.

De acordo com empresa, a escolha da cidade se deu, basicamente, por ela estar no Vale do Paraíba, ou seja, em uma região que liga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de contar com uma boa rede viária e proximidade com os portos de Santos e do Rio de Janeiro.   

O investimento é um dos maiores feito pela empresa nos últimos 20 anos em todo o mundo.

A planta de Osasco da Meritor foi uma das primeiras a fabricar componentes e eixos para o mercado de veículos comerciais no país. No entanto, segundo a empresa, a localização atual no centro da cidade, as restrições de tráfego e a logística não suportam mais expansões, o que contribuiu para a decisão de investir em uma nova fábrica.

O início da construção da nova fábrica está previsto para março de 2020 e deve durar aproximadamente 13 meses, com inauguração em abril de 2021. O prédio industrial de 30.000m² incluirá linhas de produção baseadas nos sistemas da Indústria 4.0, com foco na segurança e sustentabilidade.

Além de contribuir para o crescimento do mercado de veículos comerciais no Brasil, a nova fábrica impactará a economia da região de Roseira, gerando empregos diretos e indiretos. “Esta é uma oportunidade para a Meritor promover o crescimento e o desenvolvimento econômico da cidade por meio de empregos para a comunidade local”, aponta Momi.

Reportar Erro