Daqui pro mundo

Com cabina desenvolvida no Brasil, Mercede-Benz Actros F será produzido na Europa

O caminhão extrapesado será fabricado na Alemanha a partir de abril deste ano

acessibilidade:
Mercede-Benz Actros F será produzido na Europa. Foto: MB

A Mercedes-Benz amplia a gama de caminhões extrapesados na Europa com o Actros F. A cabina do modelo foi totalmente desenvolvida no Brasil e passa a fazer parte do portfólio global da marca. O caminhão será produzido na Alemanha a partir de abril deste ano e comercializado para 24 países dentro e fora do Velho Continente. 

A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. A produção de uma cabina global inédita para o mercado europeu demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas.

“Com a cabina do Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que exportamos um projeto deste porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

A cabina do Actros F desenvolvida no Brasil trará vantagens tanto para a empresa de transporte, quanto para o motorista. “A altura externa mais baixa da cabina e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, aponta Roberto. 

“Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso país”.

De acordo com o executivo, a altura mais baixa da cabina, com menos degraus de acesso, assegura conforto e facilidade para o dia a dia do motorista. “Essa dimensão de cabina permite atender clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”. 

A cabina do novo Actros foi desenvolvida para atender as características do transporte no país e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível.

Também chama a atenção o interior da cabina, que se destaca pelo amplo espaço para o motorista e acompanhante, garantindo conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

“Desenhamos uma nova cabina totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o Actros tem dois painéis digitais e tela touchscreen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, destaca Roberto Leoncini.

Reportar Erro