Com apenas uma novidade, linha 2020 do Toyota RAV4 chega bem mais cara
O SUV híbrido passa a ter conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay
Há menos de um ano, em maio de 2019, a Toyota apresentou a nova geração do RAV4. O SUV médio chegou ao país em duas versões e ambas com conjunto mecânico híbrido. Além da motorização eletrificada, o grande destaque era o preço, o que fazia do utilitário um excelente custo benefício.
Mas para a linha 2020, a japonesa “volta ao seu normal” e, como sempre, exagera nos valores pedido. Agora, o RAV4 parte de R$ 193.990 (R$ 28 mil a mais que o lançamento) na S Connect e impressionantes R$ 213.990 (R$ 34 mil a mais) na SX Connect. Os preços estão tão surreais, que a 2020 começa muito mais cara que a 2019 terminava.
O aumento substancial poderia ser justificado por um ganho considerado de equipamentos, mas este não é o caso, pelo contrário. A única novidade na linha 2020 é a adoção de conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, de resto, tudo igual.
Perdendo a questão do custo benefício, o grande destaque do RAV4 continua sendo o conjunto mecânico híbrido. O SUV conta com um motor a propulsão 2.5 aliado a três elétricos. Juntos, eles geram ótimos 222 cavalos e 22,5kgfm de torque.
As duas versões contam com tração integral e transmissão automática CVT com diferencial pré-engatado que, segundo a marca, garante maior controle nas acelerações. O SUV ainda conta quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport. Na SX, é possível trocar as marchas no volante.
Entre os itens de série, o RAV4 vem com a central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade com smartphone, painel de instrumentos com display também de sete polegadas, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial e ar-condicionado digital, dual zone e saída para a traseira.
Ele ainda conta com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, freio de estacionamento eletrônico com função Hold, controles de tração, estabilidade e de oscilação de reboque e auxiliar de partida em Rampa.
A SX acrescenta teto solar, carregador de celular sem fio, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com sensor de movimento e o pacote Safety Sense. Ele conta com radares e câmeras que funcionam para o sistema de pré-colisão frontal, alerta de mudança de pista com condução assistida, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo.