Maior distância

Com ‘ameaça’ da BYD, Volvo melhora autonomia elétrica dos SUVs híbridos

Tanto o XC60, quanto o XC90 passam por atualização no sistema híbrido T8, com maior potência e autonomia

acessibilidade:
Volvo XC60 e XC90 T8.
Com ‘ameaça’ da BYD, Volvo melhora autonomia elétrica dos SUVs híbridos. Fotos: Volvo.

Atualmente, a Volvo figura em segundo lugar entre as montadoras premium que mais vendem no Brasil, atrás apenas da BMW. A marca sueca, que vende apenas modelos eletrificados no país, precisa se preparar para uma ofensiva completamente nova, da BYD. 

A chinesa chegou há pouco tempo no Brasil e foca em uma investida agressiva, tanto no número de concessionárias (prevê a abertura de 45 pontos até o fim do ano), quanto nos modelos apresentados. Até o momento a marca lançou um SUV de sete lugares e um sedã grande, ambos 100% elétricos, com o utilitário na mesma faixa de preço do XC90 híbrido. 

Para “se defender” desse “ataque” que a chinesa se organiza para fazer, a sueca aposta em uma forte atualização do sistema híbrido T8 dos principais nomes da marca, o XC60 e o XC90. Os dos SUVs ganham potência e maior autonomia elétrica. Por aqui, o utilitário médio varia de R$ 399.950 a 466.950 e o SUV grande de R$ 509.950 a 563.950. 

O motor elétrico do sistema T8 dos utilitários ganhou 65% de potência, chegando em 145 cavalos e 31,5kgfm de torque. A capacidade da bateria aumentou 62%, para 18.8kWh. Combinado com o propulsor elétrico, agora, os SUVs geram 462 cavalos e impressionantes 72,2kgfm de torque. Isso reflete diretamente na autonomia elétrica, que passa a ser de cerca de 78 quilômetros no XC60 (+73%) e de 71 quilômetros no XC90 (+61%).

Volvo XC90 T8.

Volvo XC90 T8.

Segundo a marca, esse ganho em potência, torque, capacidade de armazenamento e autonomia se deve às novas tecnologias de construção das baterias, que passam a ter três camadas de células, resultando em uma capacidade maior de armazenamento, mas preservando o mesmo espaço físico.

Além disso, o XC60 vem com o “One Pedal Drive”, comum de modelos elétricos e inédito em um veículo híbrido, que proporciona uma experiência de condução mais intuitiva. Com ele, o motorista usa somente o pedal do acelerador para acelerar e frear o carro. Basta pressionar para acelerar e tirar o pé para frear.

Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC60 e XC90 T8.
Com ‘ameaça’ da BYD, Volvo melhora autonomia elétrica dos SUVs híbridos. Fotos: Volvo.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC60 T8.
Volvo XC90 T8.
Volvo XC90 T8.

Reportar Erro