Vai recuperar

Com a pandemia, produção brasileira de veículos cai 31,6% em 2020

A crise sanitária interrompeu um ciclo de três anos de recuperação da indústria

acessibilidade:
Produção brasileira de veículos cai 31,6% em 2020. Foto: Chevrolet.

A crise econômica gerada pela grave pandemia do novo coronavírus fez, entre muitas coisas, a produção de veículos no Brasil chegar ao patamar de 2004, ou seja, 16 anos atrás. Com fábricas paradas, turnos reduzidos e a crise em si, as plantas brasileiras produziram, em 2020, 31,6% a menos que em 2019. 

Ao todo, 2.014.055 veículos saíram das linhas de produção no Brasil. O que, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), deixou a indústria automobilística com uma ociosidade técnica de quase 3 milhões de unidades. 

No ranking global, deveremos ser superados pela Espanha (dados provisórios), caindo para a nona colocação. Já as exportações de 324.330 unidades foram as piores desde 2002, um retrocesso de quase duas décadas. Em valores, a receita de US$ 7,4 bilhões foi menos da metade do que se exportou em 2017 (US$ 15,9 bilhões). 

No acumulado do ano, os números apresentaram quedas acentuadas, mas não tão drásticas como se projetava no início da pandemia. A grande injeção de recursos emergenciais na economia e a força do agronegócio ajudaram a amenizar as perdas do segundo trimestre, quando boa parte das fábricas e lojas permaneceram fechadas.

Reportar Erro