Risco eminente

Chevrolet suspende entrega do Onix Plus e convoca recall por risco de incêndio

Desde o lançamento do modelo, em setembro, duas unidades já pegaram fogo

acessibilidade:
Chevrolet Onix Plus pega fogo no Maranhão. Foto: Notícias com Maritonio Dantas/Facebook

A Chevrolet resolveu suspender a entrega do novo Onix Plus, versão sedã da família compacta da marca. O motivo, risco de incêndio. Por causa do mesmo problema, a montadora convoca proprietários do modelo para realizarem recall. 

De acordo com a Chevrolet, a soma de condições específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade e composição do combustível podem gerar uma falha no software de gerenciamento do motor, com risco de danos ao propulsor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste.

Lançado há dois meses, o modela já recebe o primeiro recall. Foto: Chevrolet

Segundo a marca, a falha é apontada pelo veículo com um alerta visual no painel de instrumentos. A luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende. Dessa forma, uma versão atualizada do software será disponibilizada à rede de concessionárias da marca. 

Questionada, a Chevrolet informou que a atualização do software de gerenciamento do motor soluciona o caso. Com isso, a americana solicita que todos os proprietários do Onix Plus compareçam a uma concessionária da marca para realizar o recall. Ainda segundo a montadora, a fim de minimizar o impacto causado, será disponibilizado, pelo tempo necessário, um veículo extra. A montadora não divulgou o tempo de reparo. 

Dois casos

Chevrolet Onix Plus pega fogo dentro da fábrica da marca. Foto: Reprodução/Youtube

Desde o lançamento do Onix Plus, no início de setembro, duas unidades pegaram fogo. O primeiro caso ocorreu dentro da fábrica da marca em Gravataí, grande Porto Alegre (RS), enquanto o sedã era manobrado. Segundo a Chevrolet, o incidente foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

O segundo caso ocorreu no interior do Maranhão, próximo a cidade de Mirador. O motorista relatou para a página Notícias com Maritonio Dantas, que, primeiro, ocorreu um barulho no motor e, logo em seguida, o carro começou a pegar fogo. As chamas consumiram totalmente o veículo. 

A unidade que pegou fogo no Maranhão ficou totalmente destruída.

Reportar Erro