Chevrolet chega a marca de 17 milhões de veículos produzidos no Brasil
A empresa investirá R$ 10 bilhões em desenvolvimento e produção de veículos inéditos no país
Em 2025 a Chevrolet completará 100 anos de Brasil. A marca, que monta veículos aqui desde setembro de 1925, alcança a marca de 17 milhões de veículos produzidos no país. Atualmente, a montadora conta com três fábricas de automóveis em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS).
“Este é um marco importante e mostra o tamanho do compromisso que a GM tem com o Brasil. E este comprometimento é retribuído pelos brasileiros. Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013. Nossas pesquisas indicam que a marca Chevrolet nunca esteve tão bem posicionada como agora”, aponta Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
De 1925 para cá, o mundo mudou e a GM se transformou inúmeras vezes, desenvolvendo novas tecnologias, tanto automotivas, quanto fabris. As mais recentes novidades foram fruto do ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019.
Elas contam com o Wi-Fi embarcado, uma nova família de veículos e novos itens de segurança e conectividade. Além da completa reforma da fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, em São Caetano do Sul, que hoje produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.
As fábricas de Gravataí (RS) e Joinville (SC) também foram atualizadas e ampliadas para fabricar a nova geração do Onix e Onix Plus e motores três cilindros turbo e aspirado, respectivamente.
Realidade virtual, rebocadores autônomos, produção altamente automatizada, pintura sem utilização de água, robôs que são atualizados remotamente. Tudo isso faz parte do dia a dia do operador de produção da GM com o advento da Indústria 4.0.
Não à toa, o Brasil se manteve pelo segundo ano consecutivo como o segundo maior mercado da marca Chevrolet no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2020 foram mais de 338 mil carros emplacados por aqui.
Segundo a marca, para continuar dando ao consumidor brasileiro o que ele quer, a empresa está pronta para retomar o novo ciclo de investimentos. Um aporte de R$ 10 bilhões será destinado às fábricas de automóveis do estado de São Paulo e prevê o desenvolvimento e produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo.
Em 26 de janeiro de 1925, a General Motors do Brasil foi registrada com capital inicial equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão. Quase 100 anos depois e mais de R$ 31 bilhões em aportes equivalentes a valores atuais depois, a GM anuncia a retomada do mais novo plano de investimentos no Brasil.
Desde que a primeira linha de montagem da GM é instalada no Brasil, ainda na fábrica do Ipiranga, na capital paulista, passaram-se sete meses para a produção das primeiras 25 mil unidades.
Hoje, na fábrica da Chevrolet mais eficiente do mundo, em Gravataí (RS), onde produz o líder e vice-líder de vendas do Brasil, Onix e Onix Plus, respectivamente, são necessários menos de 22 dias para produzir 25 mil unidades.
No Brasil, a GM já produziu caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire. Ao iniciar sua produção de carros de passeio, em 1968, com o lendário Opala, a GM se focou neste segmento e pelas suas linhas de produção já passaram mais de 35 modelos diferentes. Hoje, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco veículos na mesma linha de montagem.
No início da produção da marca no Brasil, a única fábrica tinha uma capacidade produtiva estimada de 43 mil unidades por ano. Em 2021, com três fábricas de automóveis instaladas e altamente eficientes, esta capacidade está em cerca de 740 mil unidades/ano.