Chevrolet apresenta o novo Equinox, sexto lançamento da marca em 2024
O SUV médio chega à quarta (a segunda por aqui) geração bem modificado, mas com preço fora do praticado pela maioria dos concorrentes
A Chevrolet apresenta a segunda geração do Equinox, agora com sobrenome “Turbo”. O SUV médio chega bastante modificado, com visual exterior e interior novos, itens de série melhorados, motorização levemente atualizada, nova versão e preço fora do usual praticado pelos principais concorrentes, ficando abaixo apenas de um, o, ainda, líder da categoria.
Seguindo uma nova tendência do mercado, o utilitário passa a contar com duas versões topo de linha, a Activ, com pegada mais aventureira, e RS, de estilo mais esportivo. Com isso, ambas custam o mesmo valor, salgados R$ 267 mil. Mas de forma estranha, a lista de equipamentos dos dois não é idêntica, há uma diferença de três principais equipamentos.
O um ponto curioso é que, o Equinox Turbo é o sexto lançamento da marca no Brasil, sendo o terceiro importado, junto com o “gêmeo” elétrico e o Blazer EV. Spin, S10 e Trailblazer são produzidas por aqui. Outro detalhe é que ele é feito no México, ou seja, deveria ser mais barato por conta dos acordos entre os dois países, que elimina o imposto de importação.
Para se ter uma ideia, na categoria, há modelos, como o Toyota Corolla Cross que bate em R$ 195.390 (sem contar as versões híbridas), Volkswagen Taos (R$ 220.990), Ford Territory (R$ 212 mil) e o Bronco, de pegada bem mais off-road, por R$ 260 mil. Apenas o Jeep Compass supera os valores do Equinox, batendo em R$ 285.590. Isso sem falar em rivais eletrificados, como GWM Haval H6 e BYD Song.
Um ponto 100% em comum entre as duas versões, a nova Activ e a conhecida RS, é a motorização. O Equinox mantém o propulsor 1.5 turbo, mas que agora gera 177 cavalos e 24kgfm de torque, aliado a uma nova transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e tração integral AWD com uma interessante opção de usar apenas a dianteira.
Sobre o visual, tudo foi modificado e, aqui, um detalhe curioso é que, apesar do nome, o Equinox Turbo está mais alinhado visualmente ao Blazer EV do que ao Equinox EV, principalmente na dianteira. Os detalhes lembram também os vistos na S10 e no Trailblazer, recém atualizados, como o grande detalhe envolvendo a grade dianteira.
Aqui, as primeiras diferenças entre as versões Activ e RS. Na de pegada aventureira, o detalhe da grade “desce” pela lateral e é em um cromado escuro e a parte inferior do para-choque é na cor da carroceria. Já na esportiva, os detalhes são em preto brilhante, assim como o teto e as colunas A e B. As rodas também são diferentes, de 19 e 20 polegadas.
Por dentro, tudo é novo também e segue o padrão atual da marca, com destaque para as duas telas digitais duplas para o painel de instrumentos e para a central multimídia. Já o resto do desenho do interior tem estilo mais próprio, tanto do painel, quanto do console central, que é de dois andares, e nos bancos.
A diferença entre as duas versões está basicamente nas cores. Na RS, o interior é todo escurecido e com detalhes em vermelho. Já a Activ é em um tom mais claro, voltado para o marrom. Além disso, a esportiva tem volante de base achatada, enquanto na aventureira é normal.
A lista de equipamentos também foi atualizada e, como falamos, tem uma controversa diferença entre as duas versões, mesmo ambas sendo topo de linha e custando o mesmo valor. A Activ conta com câmera 360º, retrovisor interno eletrocrômico com projeção de imagens e alerta traseiro de detecção de pedestres, que não estão presentes na RS.
No mais, a lista é idêntica. Com isso, ele vem com abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento por sensor de presença, ar-condicionado digital dual zone com saída para a traseira, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e refrigeração e traseiros com aquecedor, central multimídia com tela de 11,3 polegadas com sistema operacional Google Built-in e conexão sem fio para smartphones.
Ele ainda conta com wi-fi embarcado, carregador sem fio para smartphone, retrovisores externos elétricos, aquecidos e com rebatimento, para-brisa com isolamento acústico, painel de instrumentos digital com tela de 11 polegadas colorido e configurável, chave sensorial, partida remota e por botão e teto solar panorâmico.
Na parte da segurança, alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, detecção frontal de pedestre e ciclistas, esquecimento de objeto no banco traseiro, segurança vibratório no banco do motorista e de ponto cego com correção ativa da direção, piloto automático adaptativo com stop & go, sensor perimetral de desembarque, seis airbags, faróis full LED, frenagem automática de emergência.
Indicador de distância do veículo da frente, auxiliares de permanência em faixa e de partida e descida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e freio de estacionamento eletrocrômico com função auto hold.