SUV médio

Chevrolet apresenta o novo Equinox, sexto lançamento da marca em 2024

O SUV médio chega à quarta (a segunda por aqui) geração bem modificado, mas com preço fora do praticado pela maioria dos concorrentes

acessibilidade:
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet apresenta o novo Equinox, sexto lançamento da marca em 2024 (fotos: Geison Guedes/DP e GM).

A Chevrolet apresenta a segunda geração do Equinox, agora com sobrenome “Turbo”. O SUV médio chega bastante modificado, com visual exterior e interior novos, itens de série melhorados, motorização levemente atualizada, nova versão e preço fora do usual praticado pelos principais concorrentes, ficando abaixo apenas de um, o, ainda, líder da categoria.

Seguindo uma nova tendência do mercado, o utilitário passa a contar com duas versões topo de linha, a Activ, com pegada mais aventureira, e RS, de estilo mais esportivo. Com isso, ambas custam o mesmo valor, salgados R$ 267 mil. Mas de forma estranha, a lista de equipamentos dos dois não é idêntica, há uma diferença de três principais equipamentos.

O um ponto curioso é que, o Equinox Turbo é o sexto lançamento da marca no Brasil, sendo o terceiro importado, junto com o “gêmeo” elétrico e o Blazer EV. Spin, S10 e Trailblazer são produzidas por aqui. Outro detalhe é que ele é feito no México, ou seja, deveria ser mais barato por conta dos acordos entre os dois países, que elimina o imposto de importação.

Para se ter uma ideia, na categoria, há modelos, como o Toyota Corolla Cross que bate em R$ 195.390 (sem contar as versões híbridas), Volkswagen Taos (R$ 220.990), Ford Territory (R$ 212 mil) e o Bronco, de pegada bem mais off-road, por R$ 260 mil. Apenas o Jeep Compass supera os valores do Equinox, batendo em R$ 285.590. Isso sem falar em rivais eletrificados, como GWM Haval H6 e BYD Song.

Chevrolet Equinox Turbo.

O motor foi levemente atualizado, mantendo o 1.5 turbo.

Um ponto 100% em comum entre as duas versões, a nova Activ e a conhecida RS, é a motorização. O Equinox mantém o propulsor 1.5 turbo, mas que agora gera 177 cavalos e 24kgfm de torque, aliado a uma nova transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e tração integral AWD com uma interessante opção de usar apenas a dianteira.

Sobre o visual, tudo foi modificado e, aqui, um detalhe curioso é que, apesar do nome, o Equinox Turbo está mais alinhado visualmente ao Blazer EV do que ao Equinox EV, principalmente na dianteira. Os detalhes lembram também os vistos na S10 e no Trailblazer, recém atualizados, como o grande detalhe envolvendo a grade dianteira.

Chevrolet Equinox Turbo.

O interior muda o tom do acabamento de acordo com a versão.

Aqui, as primeiras diferenças entre as versões Activ e RS. Na de pegada aventureira, o detalhe da grade “desce” pela lateral e é em um cromado escuro e a parte inferior do para-choque é na cor da carroceria. Já na esportiva, os detalhes são em preto brilhante, assim como o teto e as colunas A e B. As rodas também são diferentes, de 19 e 20 polegadas.

Por dentro, tudo é novo também e segue o padrão atual da marca, com destaque para as duas telas digitais duplas para o painel de instrumentos e para a central multimídia. Já o resto do desenho do interior tem estilo mais próprio, tanto do painel, quanto do console central, que é de dois andares, e nos bancos.

Chevrolet Equinox Turbo.

Saída de ar, portas USB e aquecimento para os bancos traseiros.

A diferença entre as duas versões está basicamente nas cores. Na RS, o interior é todo escurecido e com detalhes em vermelho. Já a Activ é em um tom mais claro, voltado para o marrom. Além disso, a esportiva tem volante de base achatada, enquanto na aventureira é normal. 

A lista de equipamentos também foi atualizada e, como falamos, tem uma controversa diferença entre as duas versões, mesmo ambas sendo topo de linha e custando o mesmo valor. A Activ conta com câmera 360º, retrovisor interno eletrocrômico com projeção de imagens e alerta traseiro de detecção de pedestres, que não estão presentes na RS.

Chevrolet Equinox Turbo.

Apesar das duas versões serem topo de linha, há diferenças nos equipamentos.

No mais, a lista é idêntica. Com isso, ele vem com abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento por sensor de presença, ar-condicionado digital dual zone com saída para a traseira, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e refrigeração e traseiros com aquecedor, central multimídia com tela de 11,3 polegadas com sistema operacional Google Built-in e conexão sem fio para smartphones.

Ele ainda conta com wi-fi embarcado, carregador sem fio para smartphone, retrovisores externos elétricos, aquecidos e com rebatimento, para-brisa com isolamento acústico, painel de instrumentos digital com tela de 11 polegadas colorido e configurável, chave sensorial, partida remota e por botão e teto solar panorâmico. 

Chevrolet Equinox Turbo.

Chevrolet Equinox Turbo RS.

Na parte da segurança, alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, detecção frontal de pedestre e ciclistas, esquecimento de objeto no banco traseiro, segurança vibratório no banco do motorista e de ponto cego com correção ativa da direção, piloto automático adaptativo com stop & go, sensor perimetral de desembarque, seis airbags, faróis full LED, frenagem automática de emergência.

Indicador de distância do veículo da frente, auxiliares de permanência em faixa e de partida e descida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e freio de estacionamento eletrocrômico com função auto hold.

Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet apresenta o novo Equinox, sexto lançamento da marca em 2024 (fotos: Geison Guedes/DP e GM).
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.
Chevrolet Equinox Turbo.

Reportar Erro