Produção nacional

BYD inicia operação da primeira fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio no Brasil

O objetivo da multinacional é popularizar os veículos 100% elétricos no país

acessibilidade:
BYD inaugura fábrica de baterias de ferro-lítio no Brasil. Foto: BYD.

A BYD, multinacional de energia limpa e maior fabricante de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in do mundo, acaba de iniciar a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM). 

A planta é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), inicialmente voltada para os chassis de ônibus 100% elétricos, fabricados em Campinas. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.

A nova fábrica da BYD Brasil tem capacidade de produção de até mil baterias por ano. A quantidade inicial projetada para ser entregue até novembro é de 272 baterias. 

“Com o investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

De acordo com o executivo, a fábrica é automatizada e robotizada, o que garante maior qualidade e segurança ao produto. “Estamos produzindo uma margem de 28 baterias a cada dois dias. É muito rápida e técnica a operação, já que temos aqui em Manaus toda uma infraestrutura montada e robotizada para entregar as baterias com maior rapidez e segurança”.

A cidade de São José dos Campos, localizada no interior de São Paulo, será a primeira a ser beneficiada com as baterias produzidas no Brasil. Ao todo, a BYD vai fornecer 12 ônibus articulados de 22 metros, com zero emissão de poluentes e sem ruído.

Reportar Erro