Transmilenio

BRT de Bogotá adquire 321 ônibus da Volvo, 56 serão produzidos no Brasil

O lote compreende modelos convencionais com motor traseiro

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BRT de Bogotá adquire 321 ônibus da Volvo, 56 serão produzidos no Brasil. Foto: Volvo.

O Transmilenio, sistema de transporte público integrado de Bogotá, capital da Colômbia, considerado um dos mais modernos do mundo, está renovando a frota de ônibus. Após adquirir 700 modelos articulados e biarticulados, o sistema encomenda 321 unidades da Volvo, sendo 56 produzidas na planta brasileira da montadora sueca. 

O lote compreende ônibus convencionais, com motor traseiro, para as linhas zonais do sistema integrado de transporte da cidade, com entregas em 2020 e 2021, os novos veículos fazem parte da renovação da frota de ônibus convencionais do Transmilenio. Com a nova encomenda, a participação da Volvo nos veículos pesados do sistema chegará a 55%.

“A Volvo é líder absoluta no BRT de Bogotá. Nossos ônibus são uma referência em qualidade, disponibilidade e robustez para os operadores do Transmilenio”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin América. 

Os novos veículos são do modelo B8R, adquiridos por três grandes operadores. Foram 143 unidades para a Este Es Mi Bus, 71 para a ETIB e 96 para a Consórcio Express, que adquiriu também cinco chassis B340M articulados e seis chassis B340M biarticulados, totalizando 321 novos ônibus Volvo. Por causa do prazo de entrega, os demais modelos serão produzidos em Borås, na Suécia.

“Entre a população, os veículos Volvo são conhecidos por sua segurança e conforto, que contribuem para uma mobilidade eficiente, encurtando o tempo de deslocamento e aumentando a qualidade de vida dos habitantes da cidade”, aponta André Marques, diretor-executivo da Volvo Buses na Colômbia.

Bogotá é considerada uma referência mundial em sistemas de transporte de passageiros. Implantado em 2001, o BRT da cidade transporta 2,5 milhões de passageiros/dia. Pouco mais de dois mil ônibus articulados e biarticulados trafegam nos eixos principais, que cruzam e interligam toda a metrópole em vias segregadas, dando alta fluidez nos deslocamentos. 

Os novos ônibus Volvo vão operar nas linhas zonais, que trazem passageiros de pontos mais remotos até as estações de transbordo das linhas troncais principais, além de fazer a conexão direta entre os diferentes bairros da capital colombiana.

Com a introdução da nova geração de articulados e biarticulados Volvo em 2019 houve também ganhos em segurança. Equipados com o controle automático de velocidade, tecnologia exclusiva da marca, que utiliza conectividade GPS para identificar com precisão onde os veículos estão rodando e reduzir a velocidade automaticamente em áreas de risco, houve redução de 50% nos acidentes. 

“Os benefícios da redução no número de acidentes são claramente percebidos pelos operadores das frotas Volvo e trazem uma contribuição importante da marca para o desenvolvimento contínuo do sistema Transmilenio”, afirma Marques.

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