Vítima elétrica

Bosch fechará, até o fim do ano, a fábrica de velas de ignição no Brasil

A demanda vem diminuindo no mundo todo, principalmente por causa dos veículos elétricos

acessibilidade:
Bosch decide fechar fábrica brasileira de velas de ignição. Foto: Bosch.

A divisão Automotive Aftermaket da Bosch Brasil, maior empresa de componentes automotivos do mundo, encerrará totalmente as atividades de sua fábrica em Aratu, na Bahia, até o fim do ano. A unidade fabril é responsável pela produção de velas de ignição.

Segundo a marca, o volume de produção das velas de ignição vem diminuindo ano a ano no mundo inteiro por dois motivos: a redução do número de cilindros nos motores a combustão e, principalmente, o crescimento da mobilidade elétrica, o foco atual da indústria automotiva global.

Com isso, a alemã decidiu se adequar à demanda de mercado a nível global. Além do encerramento de todas as atividades — voltadas para a produção de velas — no Brasil, a marca está reestruturando outras plantas que fabricam o componente pelo mundo. 

De acordo com a Bosch, apenas a fábrica de velas será fechada, as demais plantas brasileiras da marca continuam a produzir normalmente os outros componentes feitos pela alemã. Além disso, a demanda do mercado brasileiro, assim como dos demais países da América Latina, será atendida por meio de importação, proveniente de outras fábricas da Bosch no mundo.

Ainda segundo a marca, atualmente 165 colaboradores trabalham na unidade de Aratu e todos serão impactados por essa reestruturação. A Bosch esclarece que adotará medidas que visam diminuir o impacto social dessa decisão como, por exemplo, oferecer um pacote de indenização que será previamente discutido com o sindicato.

Reportar Erro