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BMW inicia a produção do X5, primeiro híbrido plug-in feito no Brasil

O modelo chega com o status de mais sofisticado, tecnológico e potente fabricado em toda a América do Sul

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BMW X5 produzido no Brasil.
BMW inicia a produção do X5, primeiro híbrido plug-in feito no Brasil (foto: BMW).

A BMW inicia a produção do novo X5 na planta brasileira de Araquari, no interior de Santa Catarina. O SUV grande é o primeiro veículo híbrido plug-in feito no Brasil e em toda a América do Sul e chega com o status de modelo mais sofisticado, tecnológico e potente fabricado em toda a região.

O grande astro do alemão com pitada brasileira está debaixo do capô. O utilitário utiliza um conjunto mecânico eletrificado com um total de 489 cavalos e 71,3kgfm de torque, sendo um motor seis cilindros em linha e outro elétrico, ambos alinhados ao câmbio automático de oito velocidades, o que garante a versão xDrive50e uma aceleração de zero a 100km/h em 4,8 segundos.

“A produção local de um modelo eletrificado no Brasil é o início de uma nova era para o BMW Group. O X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores da planta Araquari”, afirma Otavio Rodacoswiski, diretor geral da planta Araquari da BMW.

A BMW inaugurou a planta de Araquari há 10 anos e, de lá para cá, produziu mais de 100 mil veículos premium. Atualmente, além do X5, a fábrica catarinense produz também o Série 3 e o X1, líderes de vendas em seus segmentos no Brasil.

“A planta Araquari é a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Para iniciarmos a produção de um modelo eletrificado, nossos times foram treinados para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo. Reforçamos assim a nossa liderança no setor premium e fortalecemos o nosso compromisso com a inovação e o pioneirismo no Brasil.”

Em outubro, a alemã anunciou um novo aporte na planta, de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028, para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir do escritório de engenharia local. Segundo a marca, ela segue atendendo a demanda de mercado, principalmente o brasileiro, mas de toda a região.

“Nossa decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, aponta Maru Escobedo, CEO do BMW Group Brasil.

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