Risco grave

BMW e Mini convocam recall de modelos híbridos por risco de incêndio na bateria

Os proprietários não devem recarregar os veículos na tomada, são sete modelos envolvidos

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BMW e Mini convocam recall de modelos híbridos por risco de incêndio na bateria. Foto: BMW

O Grupo BMW convoca os proprietários de sete modelos híbridos distintos para recall. Estão envolvidos na campanha o i8 Roadster, 330e M Sport, 745Le M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line e o Mini Cooper S E Countryman ALL4, fabricados entre março e setembro de 2020.

Segundo o Grupo, verificou-se a possibilidade de que, em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção da bateria de alta voltagem, ocorra um possível curto-circuito quando esta estiver completamente carregada. 

Nestes casos, há possibilidade de incêndio na bateria de alta voltagem, podendo gerar acidentes fatais ou danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e terceiros. 

O Grupo BMW afirma que os proprietários não devem carregar seus veículos na rede elétrica. Além disso, é preciso realizar certas configurações por meio da central multimídia para manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos. 

Para os modelos 330e, 745Le, 530e X5 e X3, o motorista deve ir em “Configurações”, selecionar “Modo de Condução”, ir em “Controle de Bateria” e definir a configuração para o estado de carga em 30%. Para o Mini Cooper, pressionar o botão “eDrive”, selecionar a opção de “Modo” na tela do velocímetro, selecionar “Max eDrive” ou “Auto eDrive” e confirmar a opção na tela. 

Para o i8, é preciso ir em “Meu Veículo” no menu do carro, selecionar “Configurações do Veículo”, na sequência a opção “Auto eDrive”, desativar a opção “Manter estado de carga”. A marca afirma que o veículo poderá ser conduzido tanto no modo Max eDrive, quanto no Auto eDrive, selecionáveis por meio do botão eDrive. 

Além disso, para todos os modelos citados no recall, o motorista não deverá utilizar as funções de trocas de marcha manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de trocas de marcha no volante. Cada uma dessas ações preventivas devem ser feitas pelos próprios motoristas, mas havendo dúvidas, o proprietário do carro pode entrar em contado com uma concessionária ou pelo SAC da marca. 

O Grupo BMW afirma que está trabalhando para estabelecer as melhores medidas para o reparo do defeito mencionado. Assim que tiver uma posição definitiva, as marcas irão veicular uma segunda etapa do recall, informando sobre o agendamento para o reparo em definitivo.

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