Boas ações

BMW do Brasil apoia a comunidade com projeto de economia circular

Excedentes de materiais de produção são doados para confecção de produtos

acessibilidade:
BMW do Brasil apoia a comunidade com projeto de economia circular. Foto: BMW.

BMW do Brasil cria projeto Upcycle Element para recircular e reusar materiais excedentes da produção e apoiar a comunidade com geração de renda. Segundo a marca, a ideia surgiu de colaboradores e parceiros da fábrica da montadora em Araquari, Santa Catarina, e foi um dos vencedores de um desafio mundial que buscava iniciativas de inovação. 

A reutilização de uniformes e resíduos de produção incentiva a economia circular ao doá-los para grupos de mulheres de baixa renda para que elas os transformem em produtos.

Em uma produção automotiva, vários itens podem ser reaproveitados. Além dos uniformes dos próprios colaboradores, o grupo também separa partes de cintos de segurança, pedaços de couro de revestimentos e até bolsas de tecido onde os chicotes elétricos vêm acondicionados. 

Todo o material é levado para grupos de costureiras de baixa renda da comunidade na região da fábrica. Muitas delas perderam o emprego no período de pandemia e os valores arrecadados com a produção e venda dos produtos feitos por elas se tornaram a renda principal de algumas das famílias, dando ao Upcycle Element o título de “empoderador de mulheres”.

Mochilas, estojos, nécessaires, bolsas, a lista de itens que podem ser produzidos com os materiais é grande. E todos os colaboradores estão sendo incentivados a adquirir as mercadorias. Muitos deles devem se tornar brindes aos visitantes da fábrica catarinense, além de brindes de fim de ano, entre outros.

O projeto teve o apoio do Accelerator Program do BMW Group, um programa de 12 semanas que tem como objetivo acelerar as ideias em um curto espaço de tempo. Caso seja o vencedor do programa, o projeto pode participar do Evento Young Summit 2021, em Munique, representando o BMW Group. 

De acordo com a montadora alemã, outro objetivo do Grupo é levar o Upcycle Element para todas as fábricas do BMW Group pelo mundo.

Reportar Erro