Eletrificado

BMW apresenta o primeiro SUV 100% elétrico da marca, o iX3

O modelo começa a ser vendido primeiro na China, onde será produzido

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BMW iX3. Fotos: BMW.

Após confirmar a aposentadoria do i8, a BMW aumenta novamente a família “i” da marca, com o novíssimo iX3, o primeiro SUV totalmente elétrico da montadora. Além disso, o utilitário eletrificado é o primeiro modelo da alemã a ser fabricado para exportação na China. As vendas começarão pelo mercado chinês no fim do ano. Por aqui, deve chegar em 2021.

A marca, que foi uma das pioneiras em modelos eletrificados — total ou parcialmente –, é uma das últimas (dentre o leque das principais concorrentes) a apresentar um SUV 100% elétrico. Audi, Jaguar, Mercedes e Volvo já contam com seus representantes, inclusive no Brasil, com exceção da sueca que ainda não trouxe o XC40 Recharge para cá.  

Estilo esterno é o mesmo dos outros modelos.

A estreia do iX3 também dá início à quinta geração da tecnologia eDrive da BMW. Segundo a marca, as últimas versões de motores elétrico, a tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão permitiram um progresso no desempenho, consumo de energia elétrica e autonomia. Além disso, os componentes também estarão presentes nos novos iNEXT e i4 já em 2021.

De acordo com a montadora, uma das novas tecnologias empregadas na mecânica do iX3 é a não utilização de imãs no propulsor, o que permite um projeto sem o uso de metais de difícil extração. O conjunto motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência foram acomodados juntos, o que oferece um papel importante na otimização da energia. 

Detalhes em azul apontam para o lado elétrico do SUV.

Falando em motor, a unidade utilizada no iX3 tem gera 210kW de potência, ou seja, 286 cavalos. O torque é de bons 40,8kgfm. Com esse conjunto, o SUV médio é capaz de ir do zero aos 100km/h em bons 6,8 segundos, número parecido com o X3 xDrive30i.  

Segundo a marca, a capacidade de armazenamento da bateria, em relação ao espaço de instalação necessário e seu peso, foi aumentada substancialmente. A densidade de energia no iX3 é cerca de 20% maior que a das células usadas pela montadora em seus veículos 100% elétricos. Ela tem capacidade de 80kWh, dos quais 74 kWh são utilizados. 

Carregamento super rápido, 80% de carga em 34 minutos.

A alta eficiência permite que o iX3 ofereça um alcance de até 459km no ciclo de teste WLTP e até 520km no NEDC. Mais modernas, as baterias também têm alta capacidade de recarga. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11kW. 

Com isso, em um carregador rápido, de até 150kW, as baterias vão de 0 a 80% da capacidade em apenas 34 minutos. Outra facilidade é conseguir uma autonomia de cerca de 100km em apenas 10 minutos de recarga.

Interior praticamente idêntico ao da versão a combustão.

Como outros veículos elétricos, o iX3 conta com sistema de regeneração de energia, utilizando os freios. Segundo a marca, a recuperação adaptativa aumenta a eficiência e o conforto ao dirigir durante uma viagem e a intensidade da regeneração é adaptada à situação da estrada usando o sistema de navegação e os sensores da assistência ao motorista. 

Por exemplo, ao se aproximar de um cruzamento, um trecho de estrada com restrição de velocidade ou um veículo na pista à frente, a recuperação é totalmente utilizada. Enquanto isso, na estrada, a função de inércia é ativada sempre que o motorista tira o pé do acelerador. 

A grade duplo rim, como sempre, está presente.

Como alternativa à recuperação adaptativa, na posição de direção “D”, o motorista pode escolher um ajuste de alta, média ou baixa regeneração da energia do freio. Além disso, o uso da alavanca seletora no console central para ativar a posição de condução “B” gera a sensação de pedal único, comum em veículos elétricos.

Por ser oriundo de um modelo a combustão, o iX3 é muito parecido com o irmão movido a gasolina. Mesmo não precisando, o SUV elétrico conta com a famosa grade de duplo rim na dianteira, mas com um visual estilizado para apontar que o motor é elétrico. Tirando um detalhe ou outro em azul, todo o resto é idêntico ao X3. 

As rodas contam com desenho bem diferente.

Na China, o iX3 chegará em duas versões, Inspiring e Impressive. A primeira conta com rodas aerodinâmicas de 19 polegadas, faróis em LED, teto solar panorâmico de vidro, piloto automático adaptativo e função Stop & Go, assistente de direção com controle de pista, aviso de mudança de pista e aviso de saída de pista. 

A lista ainda conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante esportivo, iluminação ambiente, assentos com ajustes elétricos, ar-condicionado de três zonas, sistema de navegação, BMW Intelligent Personal Assistant, integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, serviços digitais da BMW Connected Charging, carregador de bateria sem fio para smartphones e um sistema de áudio com sintonizador DAB.

BMW iX3.

A topo de linha ganha rodas de 20 polegadas, faróis adaptativos, comfort access, bancos esportivos dianteiros com suporte lombar, head-up display, auxiliar de estacionamento com câmera de ré, central multimídia com controle por gestos, sistema de som surround Harman Kardon e wi-fi. 

BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3.
BMW iX3. Fotos: BMW.

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