Saindo do comum

Azul é uma das pinturas mais escolhidas para automóveis em 2019, aponta empresa

Além do crescimento neste ano, a PPG divulgou a cor do ano de 2020: Porcelana Chinesa

acessibilidade:
Ford Ka 100 Anos na cor azul. Foto: Ford.

Levantamento da PPG, empresa norte-americana especializada em tintas, divulgou que em 2019 houve um aumento de 8% na escolha de veículos azuis. A pintura ficou atrás apenas de tons neutros como branco, preto, prata e cinza. 

No mundo, a cor mais utilizada ainda é a branca com 35% de participação, seguida pela preta (18%), prata (15%) e cinza (10%). A companhia também divulgou a cor de 2020, a Porcelana Chinesa, um tom mais escuro de azul. Segundo ela, a cor reflete o desejo dos consumidores por aventura, relaxamento e confiabilidade. 

As cores automotivas mais populares de 2019.

As cores automotivas mais populares de 2019.

Na divisão por continente, a Europa é o que mais teve presença de azul, com um aumento de 11%. A América do Norte seguiu o Velho Continente com 10%. Nossa região, a América do Sul, ficou em último com apenas 2%. Na Ásia, 7% dos consumidores escolheram o azul.

Ainda de acordo com a empresa, automóveis em tom azul aumentarão nos próximos quatro anos. Além disso, a matriz oferece diversas nuances que podem ser transformadas com diferentes efeitos de pigmento. Ela afirma também que pinturas azuis com leves tons de vermelho ou verde estão aparecendo no mercado automotivo e devem crescer.

A cor é muito utilizada em modelos com apelo esportivo como o Volvo XC90 R-Design. Foto: Volvo.

“Agora, mais do que nunca, os consumidores desejam fazer uma declaração – seja por meio de suas escolhas de cores ou das marcas que compram. Vemos cores mais ousadas retornando em muitos segmentos, principalmente entre os veículos”, aponta Jane Harrington, gerente de estilo de cores e revestimentos OEM automotivos da PPG.

A PPG também divulgou qual será a cor do ano 2020 para a empresa. Segundo a companhia, é o Porcelana Chinesa (PPG1160-6), uma mistura de cobalto e tinta azul temperamental que, segundo a PPG, confere calma, esperança e sono reparador.

De SUVs a sedãs com o Jaguar XE, o azul não escolhe modelo. Foto: Jaguar.

Reportar Erro