Audi lança no Brasil o e-tron, primeiro modelo 100% elétrico da marca
Vendido em pontos estratégicos, o utilitário já está disponível em duas versões
Diário Motor — Em pré-venda desde novembro de 2019, Audi finalmente lança oficialmente o e-tron no Brasil. O primeiro SUV totalmente elétrico da marca alemã chega em duas versões a partir de R$ 459.990, preço promocional de lançamento.
A marca não informou por quanto tempo, mas durante o período de lançamento, o utilitário parte de R$ 459.990 na versão Performance e R$ 499.990 na Performance Black e com quatro anos de manutenção inclusos. Após esse período, ele pula para R$ 499.990 e R$ 539.990 respectivamente.
Com garantia de quatro anos para o veículo e oito para as baterias, o SUV elétrico será comercializado em concessionárias específicas, que possuem a bandeira e-tron. São 14 lojas pelo país, em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória e quatro em São Paulo.
“O e-tron é um verdadeiro marco na história da Audi, pois é o primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora chegou a vez do Brasil. É um veículo extremamente inovador que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um Audi”, aponta Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.
Eletricidade a prova
Montado sobre a plataforma MEB, o SUV é equipado com dois motores elétricos, montados em cada eixo, que, combinados, geram 408 cavalos e 67,7kgfm de torque. Com potência instantânea, ele faz de 0 a 100km/h em 5,7 segundos, número muito bom para um SUV grande. A velocidade máxima é de 200km/h, limitada eletronicamente.
A tração integral quattro foi otimizada, graças ao fato de ter um motor em cada eixo. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.
Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.
As baterias de íons de lítio são compostas por 36 módulos de alumínio e garantem uma autonomia — pelo ciclo europeu WLTP — de 436 quilômetros. A recarga pode ser feita em tomada convencional e pontos de cargas rápidas.
O tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. O motorista pode programar o horário de carregamento como quiser.
Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos. E o motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia.
Alta tecnologia
O e-tron não é apenas o primeiro modelo 100% elétrico da marca, ele também é pioneiro em outro ponto, os retrovisores externos virtuais. O alemão é o primeiro veículo no mundo produzido em série com este tipo de equipamento.
Em vez de contar com os espelhos tradicionais, o e-tron vem com câmeras digitais de cada lado. As imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de sete polegadas com tecnologia OLED de 1.280×800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente.
O motorista pode mover a imagem e ajustar o ângulo desejado. Segundo a Audi, graças ao processamento sofisticado de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como o reflexo direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de não embaçar em dias chuvosos.
O grande problema é que, mesmo o e-tron custando meio milhão de reais, o equipamento inovador não vem de série, é um pacote opcional, que não teve o preço revelado. Mas os extras não param por ai. Alguns dos assistentes de condução, presentes em veículos da metade do valor do e-tron, não são de série.
Deveria ser completo
Quando falamos que um veículo custa R$ 500 mil (ou mais), não sendo um supercarro, o mínimo esperado é que ele tenha tudo que há de mais moderno disponível na indústria. Atualmente, os auxiliares de condução estão ficando cada vez mais populares, mas o SUV não conta com todos.
De série, ele vem apenas com controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa e auxiliar de estacionamento com câmeras 360º. Na parte da segurança ele ainda vem com faróis Full LED com assistente de farol alto, indicador de pressão dos pneus e oito airbags. Nada de assistentes de frenagem ou de tráfego reverso, por exemplo.
Na parte da comodidade, ele se sai melhor. De série, ele vem com bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado digital de quatro zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.
Ele ainda conta com abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura das portas e partida do motor com chave inteligente, central multimídia com dua telas digitais de 10,1 e 8,6 polegadas e painel de instrumentos digital, o famoso Audi Virtual Cockpit, na versão plus.
A topo de linha e seus R$ 539.990 ganha bancos dianteiros esportivos em couro Alcântara, acabamentos em cinza e teto em preto. Kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black, pinças de freio laranja e sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.