Família maior

Audi inicia pré-venda do novo Q5 e do inédito Q5 Sportback no Brasil

A versão coupé do SUV, lançada mundialmente em novembro de 2020, já desembarca por aqui

acessibilidade:
Audi Q5 Sportback. Fotos: Audi.

Em novembro de 2020 a Audi apresentou ao mundo o novíssimo Q5 Sportback, uma versão coupé do SUV médio da marca. O pequeno Q3 já havia ganho essa variação. O modelo não só foi confirmado para o Brasil, como já teve a pré-venda aberta, assim como o novo Q5.

A linha 2021 do utilitário traz muitas novidades, o visual foi renovado, recebendo o face-lift de meio de vida da atual geração, e toda uma lista de novos equipamentos. O Q5 parte de R$ 309.990, mas tem preço promocional de lançamento por R$ 279.990. Já o Sportback começa em R$ 365.990, por enquanto, sai por R$ 335.990. 

Os dois compartilham a mesma cabine.

A forte identidade da família de SUVs da marca está bem caracterizada no visual externo do novo Q5. A nova grade Singleframe octogonal está mais larga e as entradas de ar laterais cresceram, ganhando formatos trapezoidais.

Já o inédito Q5 Sportback, além da grade Singlaframe octogonal e faróis LED Matrix de série, possui um design especial, apontando ainda mais o lado esportivo do modelo. O desenho lateral contínuo destaca bem as rodas. O estilo das portas está alinhado com a inclinação do teto, de modo que a terceira janela se estreita acentuadamente para trás.

O estilo coupé, deixa o SUV com visual ainda mais esportivo.

O Q5 é o último modelo da Família Q a receber a nova central multimídia MMI com display sensível ao toque e ligeiramente inclinado em direção ao motorista. Com a nova tela, o controle giratório no console do túnel central dá lugar a um espaço de armazenamento de objetos próximo à manopla do câmbio. O painel de instrumentos é com o consagrado Virtual Cockpit com display de 12,3 polegadas. 

Ambos os modelos utilizam a mesma motorização, com um propulsor 2.0 turbo de 249 cavalos e 37,7kgfm de torque. A transmissão é automatizada S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração é integral quattro. Com esse conjunto, os SUVs são capazes de ir do zero aos 100km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 237km/h.

Audi Q5 2021.

Os utilitários ainda conta com um sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12v. Equipados com o Audi Drive Select, eles contam com seis modos de condução: auto, efficiency, comfort, dynamic, offroad e individual.

Na lista de equipamentos, além da nova central multimídia com tela de 10,1 polegadas, destaque para carregador de smartphone por indução, piloto automático adaptativo e auxiliar de permanência em faixa. Além disso, o sistema óptico é um caso à parte.

As lanternas podem, como opcional, serem de OLED.

O Q5 Sportback conta com faróis LED Matrix de série, que são opcionais no Q5. Ambos ainda podem ser equipados com lanternas em OLED que, diferente dos LEDs comuns, consistem em um material orgânico e pastoso, no qual ao se aplicar uma tensão suas moléculas emitem fótons e, por meio desse processo, a superfície se ilumina.

Os OLEDs são divididos em diversos segmentos comutáveis e únicos e, com um arranjo tridimensional, possibilita vários desenhos de luzes. Além de poder mudar, elas são equipadas com detecção de proximidade. Se uma pessoa se aproxima do veículo pela traseira, a menos de dois metros, todos os segmentos OLED se acendem. Quando o carro começa a se mover, ele retorna à assinatura original.

Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 2021.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback. Fotos: Audi.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.
Audi Q5 Sportback.

Reportar Erro