Audi apresenta o novo Q3, o SUV compacto premium chega ao Brasil em três versões
Em nova geração, o utilitário tem novo visual e ganha itens de conforto e tecnologia
A Audi apresenta a nova geração do Q3 no Brasil. O SUV compacto premium chega completamente renovado, com a nova identidade visual da marca — inaugurada pelo gigante Q8 –, maior e com mais itens de conforto, segurança e tecnologia.
Em três versões (Prestige, Prestige Plus e Black), o utilitário chega às lojas da marca esta semana a partir de R$ 179.990. A segunda geração do Q3 finaliza a revitalização da família Q (os SUVs da marca alemã), que no Brasil conta também com o Q5, Q7 e Q8.
Uma das grandes novidades do Q3 é o tamanho. O utilitário compacto cresceu 97mm no comprimento (4.484mm), 25mm na largura (1.849mm) e 77mm de entre-eixo (2.680mm). O porta-malas também está maior, com 70 litros a mais (530). Mas que pode ficar ainda maior, porque o banco traseiro é corrediço e, movimentado para frente, pula para 675 litros.
Na parte visual, o destaque fica pela nova grade frontal, que passa a contar com desenho octogonal. Faróis, capô, laterais, traseira e os para-choques também foram redesenhados, com estilo mais robusto e esportivo. Cada versão conta com uma roda de tamanho e visual diferente, de 17, 18 e 19 polegadas. Ao todo, são nove cores disponíveis.
Como a carroceria, a cabine mantém o visual baseado nos irmãos maiores, com o desenho da grade no painel. O grande destaque é a nova central multimídia que, além do novo estilo, foi inclinada em 10º em direção ao motorista, no melhor estilo do esportivo TT, para auxiliar o motorista no acesso às informações.
Além da nova central multimídia que tem conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8,8 polegadas e quatro portas USB, o Q3 conta com, câmera de ré, auxiliar de partida em rampa, controle de descida, piloto automático e faróis em LED de série.
A versão intermediária, a Prestige Plus (R$ 189.990) ganha abertura das portas e partida do motor sem a chave, faróis full LED com ajuste automático, retrovisores com rebatimento elétrico, porta-malas com abertura e fechamento “sem as mãos”, ar-condicionado digital e dual zone, painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas e iluminação ambiente interna.
A topo de linha, a Black (R$ 209.990), acrescenta teto solar elétrico panorâmico (que é opcional na Prestige Plus), parking assist, bancos em couro com acabamento em Alcântara e detalhes internos e externos em preto. Como opcional, a versão pode contar com piloto automático adaptativo com frenagem de emergência.
Um ponto controverso, não pela qualidade do equipamento, mas pela permanência deles, mesmo se tratando de uma nova geração, é o conjunto mecânico. Motor e câmbio não foram alterados. O Q3 mantém o 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,3kgfm de torque, com transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades.