Anti-Taycan

Audi apresenta o e-tron GT, novo esportivo elétrico da marca

Em duas versões, inclusive uma RS, o gran turismo baterá de frente com o Porsche Taycan

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Audo e-tron GT quattro e RS e-tron GT. Fotos: Audi.

A Audi lança mais um veículo totalmente elétrico. Em uma World Première completamente digital, a marca apresentou o e-tron GT nas versões quattro e RS. O gran turismo chega para “bater de frente” com outro GT elétrico, o Porsche Taycan. O modelo das quatro argolas está confirmado para o Brasil, com chegada prevista ainda para este ano. 

Segundo a montadora, os dois princípios clássicos de um gran turismo são a esportividade e o conforto. A Audi afirma que o projeto do e-tron GT adota esta ideia e vai além ao acrescentar uma nova perspectiva, a sustentabilidade. 

A grade frontal é puramente estética.

Na dianteira, a clássica grade Singleframe possui esquema invertido de cores, com o emblema da marca na frente, uma indicação da tração elétrica. Enquanto a principal finalidade da peça em modelos a combustão é resfriar o motor, no e-tron GT ela oculta a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.

O desenho lateral nasce no capô alongado e para-brisa plano e “mergulha” na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. As colunas C são inclinadas para a traseira, que flui elegantemente. O emblema quattro esculpido nos arcos das rodas simboliza a tração elétrica nas quatro rodas. 

Todo o conjunto óptico é em LED.

As lanternas estão conectadas por uma faixa plana de luz. Um difusor visualmente descentralizado dá ao e-tron GT um visual alinhado com o portfólio de produtos da Audi. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz e arredonda o visual esportivo.

Faróis e lanternas são um caso à parte no e-tron GT. As assinaturas das luzes de LED na frente e na traseira apresentam uma modelação pronunciada tridimensional e enfatizam seu visual e as luzes de condução diurna fornecem uma assinatura impactante, junto com o característico friso azul dos faróis altos a laser. 

O modelo é o primeiro gran turismo da marca.

A faixa de luz na lanterna se estende em toda a traseira do veículo, mudando dinamicamente de uma linha no centro para segmentos maiores em direção à parte externa, o que faz o e-tron GT parecer ainda mais potente. 

De acordo com a Audi, o interior do e-tron GT mostra a definitiva sensação de gran turismo destacando esportividade, conforto e extensão em igual medida. O foco mais forte do interior é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da marca.

O interior alinha com os outros modelos da marca.

O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi Virtual Cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel.

Os bancos traseiros oferecem espaço suficiente até mesmo para adultos, são 2.900mm de entre-eixo. Os assentos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com microfibra Dinamica. Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster feitas de garrafas plásticas, têxteis ou fibras residuais. 

A opção RS é ainda mais arisca que o já ousado e-tron GT quattro.

O e-tron GT tem duas configurações diferentes de motores, ambos contam com um na dianteira e outro na traseira. O quattro tem potência total de 350kW (475cv) e 64,2kgfm de torque. No modo boost via launch control, ele pula, durante 2,5 segundos, para 530cv e 65,2kgfm. Com isso, ele vai do zero ao 100km/h em 4,1 segundos, com máxima de 245km/h.

O RS tem uma potência combinada de 440kW (598cv) e 84,6kgfm de torque. Com o boost no modo launch control, pelos mesmos 2,5 segundos, ele pula para impressionantes 475kW, ou seja, 645 cavalos. O zero a 100km/h é feito 3,3 segundos e a velocidade máxima é de 250km/h.

Ambos os modelos contam com opção boost.

As duas versões rodam com tração elétrica nas quatro rodas, no modo “efficiency” do Audi Drive Select, ele prioriza a tração dianteira. No caso de uma superfície escorregadia da via, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico para a tração traseira também é ativado. 

A Audi compôs um som único para o e-tron GT. O ronco esportivo compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um ruído separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo. 

Por ser elétrico, a Audi criou um sistema de som artificial para o GT.

Dados sobre a velocidade rotacional dos motores elétricos, carga, velocidade do veículo e outros parâmetros servem como base para o som digital, um ronco sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração.

O motorista pode modular o som via Audi Drive Select. No modo efficiency, somente o sistema acústico de alerta do veículo fica ativo, o que já gera um ruído mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O dynamic torna o ronco ainda mais potente e o som interior é adicionado.

As baterias têm capacidade de armazenamento de 85kWh.

O sistema de bateria de íons de lítio do e-tron GT está localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo. Segundo a marca, isto fornece um baixo centro de gravidade, apropriado para um veículo esportivo e uma distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro que fica muito próximo do valor ideal de 50:50.

A bateria de alta voltagem pode armazenar 85kWh de energia nos dois modelos. Ela integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível, 30 módulos formam o nível inferior que apresenta um largo recesso na seção traseira, criando espaço para os pés dos passageiros. 

A distribuição das baterias permite uma relação de peso de quase 50:50.

O nível superior da bateria contém mais três módulos, situados embaixo dos bancos traseiros. As conexões, fusíveis e a principal unidade de controle estão localizados embaixo do console central. A voltagem de 800 Volts do sistema permite alta potência contínua e abrevia o tempo de recarga. Além disso, reduz o peso e espaço necessário para a fiação.

A estrutura interna da bateria que contém os módulos, a estrutura em volta dela e as placas da tampa são feitas de alumínio. O sistema da bateria contribui significativamente para a rigidez e segurança em impactos da carroceria na qual ela está fixada com 28 parafusos.

Audo RS e-tron GT.

Embaixo deste espaço das células existe uma estrutura composta de seções planas através das quais os fluxos do líquido de arrefecimento circulam em seu próprio circuito de baixa temperatura. A temperatura ideal da bateria fica entre 30 e 35 graus Celsius.

O e-tron GT pode carregar com 11kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue uma bateria por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, o gran turismo elétrico atinge um pico de capacidade de carga de até 270kW. Isto permite que ele recarregue até 100km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.

Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo RS e-tron GT.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro.
Audo e-tron GT quattro e RS e-tron GT. Fotos: Audi.
Audo e-tron GT quattro.

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