Jipão brasileiro

Após longa espera, Troller finalmente apresenta versão com câmbio automático, a TX4

O modelo, repleto de itens que otimizam o estilo off-road, já está disponível nas lojas da marca

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Troller TX4 2020. Fotos: Troller

Tatuí (SP) — Com mais de 20 anos de história, a Troller se consagrou no mercado brasileiro com o grande jipe nacional. O modelo, com foco total no off-road, sempre atendeu os entusiastas do universo 4×4, mas algo sempre faltou — literalmente desde a criação da marca em 1997 –, o câmbio automático. 

Agora, a marca finalmente apresenta um modelo com este tipo de transmissão, o TX4, abreviação de Troller Extreme 4. Ele surgiu primeiro no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, ainda como conceito. Há época, a ideia da marca era perceber a aceitação do público, que segundo ela, foi totalmente positiva, para poder investir no modelo final. 

O jipão brasileiro finalmente ganha câmbio automático.

Além da caixa automática, o jipe ganha diversos equipamentos adicionais, até para poder justificar o alto valor pedido pelo modelo. Já disponível nas concessionárias da marca, o TX4 parte de R$ 167.530. Ele chega R$ 25.700 mais caro que o T4 manual, que conta com pintura metálica.  

Entre os itens de série, voltados para o uso 4×4, ele vem com para-choques, estribos e protetores dianteiros e traseiros off-road de aço, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, snorkel, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático e auxiliares em LED Hella, de longo alcance e submersíveis e pintura bicolor. 

O interior vem com acabamento em laranja.

Segundo a marca, para adicionar esses itens em um T4, o cliente gastaria, em média, R$ 33 mil, contanto com o câmbio automático — que não é possível adicionar por fora. No entanto, o TX4 teve um acréscimo de R$ 25 mil. Com isso, o modelo já sai da concessionária pronto para encarar as trilhas mais pesadas.

A transmissão, assim como o motor, é o mesmo da Ford Ranger. Assim, ela tem seis velocidades. O propulsor é o 3.2 de cinco cilindros que gera 200 cavalos de potência e 47,5kgfm de torque. Além, claro, do sistema 4×4, o grande astro do modelo. 

O modelo conta com diversos itens para o off-road.

A tração 4×4 do utilitário, com comando eletrônico no console, conta com três opções: 4×2 para terrenos com boa aderência, 4×4 High para terrenos com baixo atrito, como lama, areia e grama molhada e 4×4 Low, para terrenos acidentados, como erosões, áreas alagadas e dunas. O sistema de seleção permite acionar o modo 4×4 High em movimento até 120km/h.

O diferencial traseiro blocante (LRD) serve para desatolar o carro quando há uma diferença de atrito entre as rodas, ou seja, quando uma das rodas patina, com menor tração, e a outra em contato com o solo não gira. Com o travamento do eixo traseiro, ele transmite 50% do torque para cada roda traseira continuamente e permite ao veículo vencer os obstáculos.

O câmbio e o motor é o mesmo da Ford Ranger.

O LRD é acionado por um botão no painel e foi feito para ser usado apenas em pisos com baixa aderência, como lama e areia, e em baixa velocidade. Quando ativado, ele se desliga automaticamente assim que o veículo passa de 40km/h, voltando a funcionar abaixo dessa velocidade.

Como um bom Troller, o TX4 tem ângulos excelentes: de entrada (53º), de saída (50º), de transposição de rampa (30º), inclinação lateral (40º) e rampa máxima (45º). A capacidade de travessia imerso é de 800mm. 

Diferenciado

O banco conta com o nome do modelo bordado.

Entre os detalhes exclusivos do TX4 estão a pintura metálica bicolor, com opção em prata, verde e laranja (essa disponível apenas na automática), sempre com detalhes em azul escuro. Por dentro, saídas de ar em laranja e bancos personalizados, com costura na mesma cor e o logotipo TX4 no encosto. 

Como o T4, a central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75 polegadas, conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital e dual-zone e os vidros, travas e regulagem dos retrovisores são elétricos.

Troller TX4 2020.

Ele ainda vem com computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12V, painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road, teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.

Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020. Fotos: Troller
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.
Troller TX4 2020.

Viagem a convite da Troller

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