MP 1175

Ao todo, 11 marcas aderem ao programa de desconto para carro 0km

São 233 versões de 31 veículos diferentes, com R$ 150 milhões já solicitados pelas montadoras que aderiram ao programa

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Concessionárias de veículos.
Com 11 marcas, programa de desconto para carro 0km já tem 30% da verba destinada. Foto: Rafa Neddermeyer/ABr.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio de Serviços (MDIC), divulgou nesta quarta-feira (14), a lista com todas as marcas que aderiram ao programa de descontos para veículos zero quilômetros concedido pelo governo federal por meio da MP 1175.

Segundo o ministério, ao todo, 11 marcas solicitaram a adesão ao programa – as marcas tinham até a última terça-feira (13) para solicitar a participação. As montadoras que farão uso da MP são: Chevrolet, Fiat, Hyundai, Honda, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen, sendo que Fiat/Jeep e Citroën/Peugeot estão sendo consideradas como uma marca, baseadas nos antigos grupos FCA e PSA.

Ao todo, as montadoras disponibilizam 233 versões de 31 modelos diferentes, que farão uso de R$ 2 mil a R$ 8 mil de desconto durante a validade da medida provisória. Ainda de acordo com o MDIC, a lista é dinâmica, ou seja, montadoras podem, a qualquer momento, incluir outros modelos, desde que comuniquem a pasta.

O MDIC informa também que todas as marcas solicitaram o máximo de recursos inicialmente permitidos no momento da adesão ao programa, ou seja, R$ 10 milhões cada. Além disso, seis delas (Chevrolet, Fiat, Hyundai, Peugeot, Renault e Volkswagen) já pediram crédito adicional de mais R$ 10 milhões. 

A soma (R$ 150 milhões), incluindo os créditos adicionais já solicitados, representa 30% do teto de R$ 500 milhões que poderão ser usados pelas empresas como crédito tributário para venda de carros mais baratos. Na medida que elas utilizem o montante solicitado, é possível requerer créditos adicionais, até o limite de R$ 500 milhões.

Os descontos patrocinados pelo governo para os carros variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, podendo alcançar valores maiores a critério das montadoras. A definição das faixas de desconto levou em conta três critérios: menor preço, eficiência energética e conteúdo nacional. Quanto maior a pontuação nesses critérios, maior o desconto.

Entre caminhões, 10 marcas aderiram ao programa (Daf Caminhões, Fiat, Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Vans, Peugeot Citroen, Scania, Volkswagen Truck e Volvo). Com volume total de R$ 100 milhões, ou 14% do teto de R$ 700 milhões.

No caso dos ônibus, são nove montadoras (Ciferal, Comil, Iveco, Fiat, Marcopolo, Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Vans, Scania e Volare), com volume de R$ 90 milhões solicitados, o que corresponde a 30% do teto disponível de R$ 300 milhões.

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