Risco grave

‘Airbag mortal’ da Takata faz primeira vítima fatal no Brasil, confirma Honda

A montadora solicita a todos os clientes para se atentarem aos procedimentos de recall

acessibilidade:
Airbag Takata faz vítima fatal no Brasil. Foto: Honda/reprodução

Um acidente fatal no Rio de Janeiro no último dia 12 poderia ter sido evitado se o veículo, um Honda Civic LXS 2008, tivesse passado pelo recall programado pela montadora. Segundo a marca, a perícia apontou que a morte do motorista foi causada pela ruptura anormal do insuflador do airbag Takata, a primeira do caso no Brasil. 

Há cerca de 10 anos, o mundo automotivo foi abalado pela descoberta que a maior fabricante de airbags do planeta tinha falhado na produção da peça que deveria salvar vidas. Em caso de acidentes, o sistema não infla corretamente, o que pode ser fatal para os ocupantes dianteiros dos veículos. 

De acordo com a Honda, a empresa já comunicou às autoridades competentes e seguirá colaborando, disponibilizando as informações sobre a ocorrência. Além disso, a marca “expressa suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima e ofereceu atendimento e suporte à família”. 

Ainda segundo a montadora, o veículo em questão foi convocado para o recall em 2015 para troca do insuflador do airbag do lado do motorista. No entanto, infelizmente, o modelo não foi levado a uma concessionária para o reparo. 

A Honda solicita que todos os proprietários de veículos da marca verifiquem se seus veículos estão na chamada preventiva e, se estiverem, realizar o recall. “A Honda continua a convocar proprietários de veículos afetados pelos recalls do insuflador de airbags Takata e pede para que levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para o reparo”.

Como visto no caso do Rio de Janeiro, a ruptura do insuflador defeituoso do airbag Takata pode matar ou ferir gravemente os ocupantes do veículo. Os proprietários dos modelos da Honda podem checar no site da marca, ou no SAC (0800-701-3432) se seus veículos precisam de reparo.

Reportar Erro