Ainda mais moderna, Kawasaki apresenta linha 2021 da supernaked Z900
A esportiva está em pré-venda com preço promocional e chega em agosto
Apresentada ao público brasileiro no Salão Duas Rodas (SDR) de 2019 em São Paulo, a Kawasaki finalmente lança de forma oficial a novíssima Z900, já na linha 2021. Com visual renovado e repleta de tecnologia, a supernaked chega às lojas da marca em agosto. Até lá, está em pré-venda com preço promocional de R$ 45.990.
Ainda mais tecnológica, a Z900 chega com adição de diferenciais como KTRC (Kawasaki Traction Control) e Power Mode (Controle de Entrega de Potência), que podem ser combinados por meio do Riding Mode, dispondo de quatro opções: Sport, Road, Rain e Rider (manual) e motor 948cc quatro cilindros de excelentes 125 cavalos e 10,1kgfm de torque.
A naked ainda conta com o exclusivo painel TFT e Bluetooth que permite conectar a Z900 ao smartphone. Além da performance, o visual também foi aprimorado e o chassi recebeu melhorias, todo sistema de iluminação agora utiliza LED e as carenagens foram modificadas seguindo o estilo de design Sugomi.
Agora, o conjunto ótico é todo em LED, da luz de placa as setas, passando pela luz de posição, farol e lanterna, no tradicional formato Z, característica das nakeds da Kawasaki. O farol ainda conta com novo desenho, assim como as carenagens, aletas de proteção, tampa do tanque de combustível e traseira, que reforçam o visual agressivo e o porte musculoso da moto.
O novíssimo painel em TFT com tela de 4,3 polegadas é personalizável com duas cores de fundo e três níveis de luminosidade. Ele ainda conta com conexão com smartphone via bluetooth com dispositivos Android ou iOS.
Nele é possível visualizar o velocímetro e conta giros digitais, indicador de marcha, nível de combustível, hodômetros total e parciais, previsão de distância na reserva, velocidade média, tempo total, relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, voltagem da bateria, lembrete da agenda de manutenção e de troca de óleo, indicadores dos sistemas atuantes, notificação de e-mail e chamadas do smartphone, bluetooth e indicador do modo ECO.
Por meio do Rideology The App, é possível se conectar a Z900 para realizar ajustes e selecionar quais softwares utilizar. Ele permite acessar também o histórico da moto, arquivos de dados de pilotagem e salvar as configurações favoritas da moto direto no celular.
Segundo a marca, o KTRC atua em tempo real e é possível selecionar um dos três modos de acordo com a habilidade e o desempenho desejado. No Modo 1, menos interferências eletrônicas e mais “tocada”, recurso que auxilia na pilotagem esportiva com foco em curvas, facilitando o controle da aceleração e aderência.
No Modo 2, as interferências acontecem um pouco antes, oferecendo um misto de esportividade e casualidade na pilotagem, aumentando a confiança do piloto com pequenas correções feitas pelo sistema. O Modo 3 é o mais intrusivo, ao detectar que a roda está girando em falso os sensores enviam sinais para reduzir a potência na roda a fim de encontrar o ponto de tração e manter a trajetória sob controle.
Este também é o modo ideal para uso em piso molhado, cascalho e outros terrenos de baixa aderência. Há ainda a possibilidade de desligar os recursos e sentir o poder do motor de maneira visceral.
A nova Z900 permite também escolher a quantidade de potência que o piloto tem acesso. Com o mapa na posição Low, a moto utiliza 55% da potência total disponível. O Full libera 100% dos 125 cavalos a 9.500rpm.
De acordo com a Kawasaki, a seleção Low é ideal para situações de baixa aderência e o nível de potência pode variar conforme as condições de rpm do motor e a posição do acelerador, aumentando a sensação de controle da motocicleta.
Ainda segundo a japonesa, graças à adequação do escapamento a níveis ainda menores de emissão de poluentes (Euro5), com as novas modificações, não importa a faixa de rotação do motor para ouvir um ronco mais encorpado e agradável.
Para facilitar o gerenciamento da parte eletrônica por quem pilota a nova Z900, a Kawasaki incluiu o Riding Mode, com quatro opções de escolha: Sport, Road, Rain ou Rider. No modo Sport o sistema ativa em conjunto o controle de tração KTRC nível 1 e o Power Mode Full.
No Road são acionados o KTRC 2 com Power Mode Full e, para manter o controle em pisos de baixa aderência, a seleção Rain ativa o KTRC 3 e Power Mode em Low. Com o Rider, o piloto pode combinar quaisquer modos do controle de tração e de potência, são diferentes combinações que podem ser feitas durante a pilotagem por meio do joystick no punho esquerdo.
Nas palavras da própria Kawasaki, a Z900 é o primeiro passo para entrar no universo das mil cilindradas. Segundo a marca, a naked tem alta capacidade de manobra e agilidade nas mudanças de direção. A suspensão invertida de 120mm na dianteira e monoamortecedor a gás de 140mm na traseira receberam novos ajustes. Ela ainda conta com freios a disco ABS de 300mm na frente e 250mm atrás com pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2.