Enfim, o fim

União Europeia inicia oficialmente vacinação contra covid neste domingo

Primeiros relatos são de aplicações das vacinas da Pfizer/BioNTech sem nenhuma intercorrência

acessibilidade:
Hungria se antecipou e deu início à vacinação ainda no sábado. Foto: Reprodução/YouTube

Os 27 países que compõem a União Europeia iniciaram oficialmente a vacinação contra a covid-19 neste domingo. Os primeiros a serem imunizados serão os idosos e os profissionais de saúde, que têm mais exposição ao vírus.

Segundo informações oficiais, o bloco fez diversos acordos, garantiu pouco mais de 2 bilhões de doses para disponibilizar aos 450 milhões de habitantes do continente e espera vacinar todos os adultos até o final do ano que vem.

Os primeiros relatos são de aplicação das vacinas da Pfizer/BioNTech sem nenhuma intercorrência, inclusive em pessoas com idade bastante avançada, próxima aos 100 anos.

A malandragem também se instalou em diversos países com autoridades furando a fila a pretexto de “dar o exemplo”, tal como ocorreu nos EUA e tentam fazer aqui no Brasil.

Na Grécia, o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, de 52 anos, e sua esposa, passaram na frente dos idosos e profissionais de saúde.

Até ontem, 17 países já haviam iniciado as imunizações: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Israel, Arábia Saudita, China, Sérvia, Rússia, México, Chile, Costa Rica, Bahrain, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Hungria.

No Brasil, apesar de a Anvisa afirmar ainda não ter recebido nenhum pedido de autorização para uso emergencial, os registros seguem o trâmite normal. O governo federal já garantiu cerca de 260 milhões de doses de diferentes fabricantes e o Ministério da Saúde prevê que a vacinação de grupos prioritários possa ter início em janeiro.

Reportar Erro