Presidenciais 2018

Se eleito, Bolsonaro vai priorizar ajuste da economia e segurança, diz Mourão

Candidato a vice elogia proposta de reforma da Previdência de Temer

acessibilidade:

Confiante com a vitória neste domingo (28), o general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que a primeira medida de um eventual governo Jair Bolsonaro (PSL) é ajustar a economia e dar prioridade também à área de segurança. Ele defendeu a reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer e disse que a revisão dos benefícios aos militares está prevista.
“A decisão será tomada pelo presidente. Na minha avaliação, a que está no Congresso hoje já seria um grande passo. O ótimo é inimigo do bom”, afirmou. “Os militares já tem uma previsão para eles, que é o aumento de idade [para se aposentar] e contribuição das pensionistas”.
O general votou em uma escola na vila militar em Brasília, neste domingo (28), onde foi recebido por eleitores vestidos de verde e amarelo que tiraram selfies com o candidato.
Mourão disse que um eventual governo Bolsonaro teria cerca de 300 deputados a seu favor, independentemente de seus partidos.
“Tem que aproveitar a lua de mel para pregar os pregos”, disse, brincando sobre a urgência apontada por analistas sobre ações na área econômica. “Lua de mel de pobre é curta”.
Mourão disse ainda que espera, em caso de vitória, uma “oposição construtiva do PT”.
Perguntado se faria algum sinal à democracia, o candidato a vice disse que a Constituição é “clara e avançada, condizente com os valores da época”.
“Não tem nada a ser mexido aí”, disse. “Primeira coisa temos que dar um ajuste na nossa economia, botar o pessoal para trabalhar e, óbvio, segurança”.
Ele minimizou o fato de sua chapa, favorita na disputa, ser composta por dois militares.
“Não são militares, são dois cidadãos brasileiros que foram militares. As Forças Armadas continuarão cumprindo aquilo que a Constituição prevê e o momento é totalmente diferente”, disse.
Em seguida, citou exemplos de outros militares que chegaram ou tentaram chegar à Presidência, como o Marechal Deodoro da Fonseca e Eurico Gaspar Dutra.
O vice de Bolsonaro voltou a se queixar da acusação do cantor petista Geraldo Azevedo de ter sido torturador, durante a ditadura militar. Na época indicada pelo artista, durante show na Bahia, Mourão tinha apenas 16 anos da idade. “Eu guardo essa mágoa, porque não atingiu a mim, mas minha família”, disse.

Reportar Erro