CPI neles

Na Câmara, proposta de criação da CPI da Aneel tem apoio de 186 deputados

Deputado Léo Moraes quer investigar decisões suspeita da agência reguladora de energia elétrica

acessibilidade:
Deputado federal Léo Moraes (Pode-RO), autor do requerimento de criação da CPI da Aneel, na Câmara - Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara.

O deputado Léo Morais (Pode-RO) apresentou na noite desta terça-feira (17) requerimento de criação da CPI da Aneel com o apoio de 186 deputados.

A suspeita é que a Aneel vem agindo em prejuízo dos consumidores, com o objetivo de atender interesses de grandes empresas termelétricas e de distribuição de energia.

O objetivo da CPI, segundo o deputado, é investigar decisões e resoluções da agência reguladora de energia elétrica, que têm força de lei, adotadas sem os requisitos técnicos e legais.

Os parlamentares também desejam investigar as causas dos constantes aumentos de tarifas de energia elétrica “e possíveis irregularidades nos processos de fiscalização e controle nos contratos de concessão de energia junto aos concessionários”, segundo o documento que requer a CPI.

Muitos parlamentares consideram que pode ser “a ponta do iceberg” a recente operação da Polícia Federal na Aneel, envolvendo decisões e resoluções de dirigentes da agência favorecendo empresas reguladas.

Uma das decisões suspeitas da Aneel, que provoca grande reação, diz respeito à mudança de regras para geração de energia fotovoltaica (solar), que pode inviabilizar essa área.

Para atender ao lobby de outras empresas do setor, dirigentes da Aneel submetem a uma apressada “consulta pública” a minuta de resolução que taxa em mais de 60% a geração de energia solar.

Reportar Erro