Rio 2013/2014

Juiz condena a 7 anos de cadeia 23 vândalos dos protestos violentos no Rio

Eles depredaram, incendiaram, feriram e até mataram um cinegrafista

acessibilidade:
Durante a sequência de protestos no Rio houve depredações, incêndios, muitos feridos e um cinegrafista da Band assassinado. (Foto: ABr)

Os manifestantes que participaram em 2013 e 2014 dos protestos violentos contra a Copa do Mundo no Brasil foram condenados a sete anos de prisão por formação de quadrilha ou bando e por corrupção de menores, nesta terça (17) pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Durante essas manifestações violentas, o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da Band, foi atingido por um explosivo e morto. Alem disso, muitos carros, ônibus, prédios públicos e privados oram depredados e incendiados. O magistrado, no entanto, permitiu que eles possam recorrer em liberdade.

Foram 23 condenados por planejar e realizar protestos violentos: Elisa de Quadros Pinto Sanzi, Luiz Carlos Rendeiro Júnior, Gabriel da Silva Marinho, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, Eloísa Samy Santiago, Igor Mendes da Silva, Camila Aparecida Jourdan, Igor Pereira D´Icarahy, Drean Moraes de Moura Corrêa, Shirlene Feitoza da Fonseca, Leonardo Fortini Baroni Pereira, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rêgo Barros Caruso, Filipe Proença de Carvalho Moraes, Pedro Guilherme Mascarenhas Freire, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, Bruno de Souza Vieira Machado, Andre de Castro Sanchez Basseres, Joseane Maria Araújo de Freitas, Rebeca Martins de Souza, Fabio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza.

O advogado João Tancredo, que defende dois dos condenados, considerou que a decisão já era esperada, “pelo perfil do juiz” ao longo do processo e alegou que os manifestantes “estavam certos” e prometeu recorrer da decisão. Os 23 não forem condenados por defenderem causas erradas, mas por agirem com violência.

Reportar Erro