Bateu, levou

Futuro ministro Ernesto Araújo promete buscar falcatruas de Celso Amorim

Ernesto Araújo não deixa 'Megalonanico' sem resposta

acessibilidade:
Embaixador Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro. (Foto: Valter Campanato/EBC)

O embaixador Ernesto Araújo, futuro ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro, prometeu neste domingo (18), em mensagem na cinta do Twitter que criou recentemente, um “exame minucioso” da política externa do PT “em busca de possíveis falcatruas”.

É uma resposta às críticas feitas à sua escolha pelo ex-chanceler petista Celso Amorim, cuja atuação lhe rendeu apelidos como “megalonanico” e “anão caspento”. dEle disse que a indicação de Araújo representaria “um retorno à Idade Média”.

!Celso Amorim diz que represento um retorno à Idade Média”, escreveu Araújo. “Não entendi se é crítica ou elogio, mas informo que não retornaremos à Idade Média, pois temos muito a fazer por aqui, a começar por um exame minucioso da ‘política externa ativa e altiva’ em busca de possíveis falcatruas”.

Bolsonaro definiu seu futuro chanceler como diplomata de carreira há 29 anos (na verdade são 27)  e um “brilhante intelectual”. O futuro chanceler atualmente é diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos.

Durante toda a campanha eleitoral, Bolsonaro bateu na tecla de que buscaria manter relações com outros países “sem viés ideológico”. Disse reiteradas vezes, por exemplo, que incentivaria a China a “comprar no Brasil, não a comprar o Brasil”.

Reportar Erro