Bolsonaro mantém 28%

Distância entre Bolsonaro e Haddad cai de 9 para 6 pontos percentuais, diz Ibope

Petista avança para 22%, e Bolsonaro lidera mesmo sem fazer campanha

acessibilidade:

A nova pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 22 e 23 de setembro sobre as intenções de voto para a Presidência da República traz o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, estável na liderança com os mesmos 28% da pesquisa anterior, seguido por Fernando Haddad (PT), que passou de 19% para 22%, na modalidade estimulada, em que o eleitor escolhe os candidatos de uma lista.

Os novos números reduziram a diferença entre os líderes da disputa presidencial de 9 para 6 pontos percentuais. E no eventual 2º turno, Bolsonaro perde em todos os cenários, exceto contra Marina Silva (Rede), com quem empataria no confronto direto.

Na terceira colocação, Ciro Gomes (PDT) se mantém com os mesmos 11% verificados no levantamento passado; Geraldo Alckmin (PSDB) oscila de 7% para 8% e Marina Silva (REDE) de 6% para 5% das intenções de voto.

Variam dentro da margem de erro e têm até 3% das menções, os candidatos, João Amoêdo, do NOVO, Alvaro Dias, do PODEMOS, Henrique Meirelles, do MDB, Guilherme Boulos, do PSOL, Vera, do PSTU, João Goulart Filho, PPL, Eymael, da DC e Cabo Daciolo, do PATRIOTAS.

As intenções de votar em branco ou de anular o voto vão de 14% para 12% e os indecisos caíram de 7% para 6%. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

A pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo tem margem de erro de 2 pontos e foi registrada no TSE sob protocolo BR-06630/2018. O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 178 municípios, entre 22 e 23 de setembro.

E o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Veja os números:

Fonte: Ibope

 

Rejeição

Quando o Ibope perguntou “Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o (a) sr. (a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”, os resultados foram os seguintes:

– Bolsonaro: 46% (subiu quatro pontos)

– Haddad: 30% (subiu um ponto)

– Marina: 25% (caiu um ponto)

– Alckmin: 20% (manteve)

– Ciro: 18% (caiu um ponto)

– Meirelles: 11% (caiu um ponto)

– Cabo Daciolo: 11% (manteve)

– Eymael: 11% (manteve)

– Boulos: 11% (subiu um ponto)

– Vera: 10% (subiu um ponto)

– Alvaro Dias: 9% (caiu um ponto)

– Amoêdo: 9% (manteve)

– João Goulart Filho: 9% (subiu um ponto)

– Poderia votar em todos: 2%

– Não sabe/não respondeu: 7%

 

Veja as simulações de segundo turno

– Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)

– Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)

– Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)

– Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)

(Com informações do Ibope e do G1)

Reportar Erro