Unanimidade

Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac

Relatora Meiruze Freitas, Romison Mota e Alex Campos votaram a favor da liberação para aOxford/AstraZeneca e Coronavac

acessibilidade:
Diretoria da Anvisa forma maioria a favor do uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac

Depois de extensa análise durante quase cinco horas de reunião, a diretoria colegiada da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade de seus diretores, aprovar o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e Coronavac contra a covid-19 no Brasil.

Segundo a relatora, Meiruze Freitas, a ausência de alternativa terapêutica e os benefícios que se sobrepõem aos riscos foram fundamentais para a decisão. Ela também agradeceu e pediu uma salva de palmas para os técnicos da agência que trabalhavam incansavelmente nos últimos dias para analisar todos os dados enviados pelos dois laboratórios.

O voto foi seguido pelos diretores Romison Mota e Alex Campos, que lembraram as dificuldades enfrentadas pelo país e pelo mundo no enfrentamento do coronavírus.

Com a maioria formada, os votos da diretora Cristiane Jourdan e do diretor-presidente Antonio Barra Torres foram mais sucintos, acompanhando integralmente a fala da relatora. Barra Torres lembrou, entretanto, que emergencial é o uso e não a autorização, que foi feita após análise criteriosa e minuciosa dos técnicos da agência.

“A Anvisa é hoje a única agência reguladora do mundo a analisar ao mesmo tempo dois protocolos vacinais de uso emergencial, e o fez em tempo recorde de nove dias. Um feito sem precedentes”, disse Barra Torres.

Com a decisão, a imunização pode começar assim que Fiocruz e Butantan sejam notificados oficialmente ou a partir da divulgação do resultado no site da Anvisa.

Reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa de 17/1/2021

Reportar Erro