Covid-19

Vacina Pfizer/BioNTech é 100% eficaz em adolescentes de 12 a 15 anos

Entre 2.260 voluntários, 18 casos de covid foram registrados no grupo placebo; nenhum foi identificado em quem recebeu o imunizante

acessibilidade:
frascos de vacina com rótulo branco e marca pfizer em azul no fundo

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos os laboratórios Pfizer e BioNTech apresentaram 100% de eficácia na imunização de crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos. Os resutados foram divulgados pelas empresas nesta quarta-feira, 31. O imunizante já tem autorização para ser aplicado em jovens a partir dos 16 anos.

O estudo foi feito nos Estados Unidos com 2.260 pessoas da faixa etária. Entre os que receberam placebo, 18 foram infectados pelo coronavírus. Nos que receberam a vacina, nenhum caso foi registrado.

Nesta faixa etária, os resultados mostraram uma forte resposta imune após um mês da segunda dose.

As empresas não informaram quais foram os efeitos colaterais notificados na faixa etária pesquisada. Entretanto, em um comunicado, afirmaram que foram semelhantes aos apresentados nos estudos com jovens de 16 a 25 anos – dor no local da injeção, dores de cabeça, febre e fadiga.

Com esses dados, as farmacêuticas vão tentar uma autorização emergencial do Food and Drug Administration (FDA) e da European Medicines Agency (EMA), órgãos equivalente à Anvisa, nas próximas semanas.

Nos menores de 12 anos, as empresas também já começaram a realizar testes divididos em três grupos: 5 a 11 anos, 2 a 5 anos e 6 meses a 2 anos.

Reportar Erro