primeira dose

Vacina da Pfizer começa a ser distribuída hoje pelo Ministério da Saúde

Ministério da Saúde organizou a entrega de 499,5 mil doses nesta segunda-feira (3)

acessibilidade:
Somente nesta semana, Brasil deve receber 10 milhões de doses do imunizante Pfizer. Ruvic/Reuters

Todos os estados começam a receber, nesta segunda-feira (3), as doses da primeira remessa das vacinas Pfizer. O Ministério da Saúde recebeu as doses na última quinta-feira (29), mas os estados precisaram se adaptar para armazená-las em temperatura adequada.

O Brasil recebeu 1 milhão de doses, das quais 499,5 mil serão imediatamente disponibilizadas para a primeira aplicação. Aquelas reservadas para a segunda aplicação serão entregues nas próximas semanas.

O imunizante norte americano será destinado, inicialmente, às pessoas inscritas no cadastro de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. O paciente poderá comprovar a condição clínica por meio de exames, laudos, relatório ou prescrição médica, entre outros documentos.

O armazenamento da vacina Pfizer é diferente das demais que estão sendo utilizadas no país. Ela está acondicionada no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde a uma temperatura que pode variar de 90°C a 60°C ambos negativos.

Durante o transporte aos estados, elas serão refrigeradas a -20°C e poderão permanecer por até cinco dias nas salas de vacinação dos centros de saúde, onde a temperatura varia de 2°C a 8°C positivos.

 

 

Reportar Erro