Ainda em 2020

Vacina contra a Covid-19 deu certo, e Pfizer deve fazer 100 milhões de doses

Estudo contou com 45 voluntários que receberam três doses

acessibilidade:
O estudo vai ainda acompanhar o período de pós-infecção para avaliar possíveis sequelas da doença. Foto: PixxlTeufel por Pixabay

Foram positivos os resultados dos testes em humanos, da vacina experimental contra o novo coronavírus produzida pela parceria da farmacêutica Pfizer com a empresa de biotecnologia BioNTech.

A vacina conseguiu estimular a resposta imune nos pacientes saudáveis, porém, a dose mais alta causou alguns efeitos colaterais, como febre alta.

O estudo contou com 45 voluntários que receberam três doses, grupos receberam vacina, outro só placebo. Divididos em três grupos,  12 receberam uma dose de 10 microgramas, outros 12 tomaram 30 microgramas, mais 12 receberam uma dose de 100 microgramas e nove foram tratados com a versão em placebo.

A vacina foi capaz de gerar anticorpos contra o novo coronavírus, sendo que em alguns voluntários foi capaz de neutralizar o vírus.

Se os resultados permanecerem positivos e tudo ocorrem bem, a expectativa da gigante farmacêutica é produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final do ano que vem. A informação foi divulgada pelo site Medrxiv.

Reportar Erro