Coronavírus

União Europeia prevê vacinação inicial de 40% da população

Plano europeu contraria decisão da OMS de manter inicialmente 20% das populações imunizadas

acessibilidade:
União Europeia discute sobre inclusão da Ucrânia em bloco. Foto: Reprodução internet

Os países que integram a União Europeia (UE), junto ao Reino Unido e parceiros do bloco aderiram a um plano de vacinação contra a Covid-19 que chegará a 40% da população, contrariando a decisão da Organização Mundial da Saúde, que previa a imunização inicial de 20% das pessoas mais vulneráveis de todo o mundo.

A OMS visa a compra de vacinas em um esquema de aquisição global para uma distribuição igualitária entre nações mais e menos desenvolvidas. Com o novo acordo dos países europeus, o quantitativo destinado às nações mais carentes diminuirá significativamente.

A União Europeia alega que os grupos prioritários somam mais de 200 milhões de europeus que possuem alguma doença crônica, pessoas idosas ou profissionais da saúde. A população da UE tem atualmente 450 milhões de pessoas. Desta forma, aqueles que deverão receber prioridade na imunização correspondem a 40% do total de habitantes.

O plano tem o objetivo de  objetivo de atingir a imunização de rebanho para a população europeia, iniciada pela proteção de 40% e posteriormente complementada com novas campanhas de vacinação. (Com informações da agência Reuters)

Reportar Erro