doença inexplicada

Testes da vacina Johnson & Johnson’s são suspensos após reação em voluntário

A vacina americana está na fase 3 de testagens e ficará suspensa até determinarem razão do aparecimento da doença

acessibilidade:
Cidade de São Paulo vacina nesta terça-feira pessoas com 44 e 45 anos. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela americana Johnson & Johnson’s foram suspensos após um de seus voluntários apresentar uma outra doença. A informação foi publicada nesta segunda-feira (12) por meio de comunicado oficial da empresa.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina covid-19, incluindo o ensaio ENSEMBLE de fase 3, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, diz a nota.

A Johnson & Johnson’s alertam que “eventos adversos – doenças, acidentes etc – mesmo aqueles graves, são uma parte esperada de qualquer estudo clínico, especialmente grandes estudos”. E também que o paciente está sendo observado pelos médicos a serviço do laboratório e também pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB).

Desta forma, o sistema de inscrição online para a testagem de 60 mil pacientes está suspenso. A americana J&J começou a fase 3 do estudo clínico da vacina com o recrutamento de voluntários no final de setembro em 200 locais dos Estados Unidos e em países como a África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

 

Reportar Erro