Universidade de Liverpool

Revisão de estudos sobre ivermectina indica eficácia potencial contra Covid-19

Estudo não recomenda ainda o uso da ivermectina até que mais estudos sejam realizados

acessibilidade:

A revisão de onze pesquisas científicas sobre a eficácia do vermífugo ivermectina, realizada pela Universidade de Liverpool, mostrou que o medicamento foi associado a uma redução dos níveis de inflamação e a uma eliminação do coronavírus, além de redução da mortalidade e do tempo de internação. A  informação foi divulgada pela CNN, esta noite.

Os cientistas se referem a esse como como meta-análise, que define a revisão de estudos sobre o assunto, não um estudo original.

O autor desse estudo em Liverpoll, doutor Andrew Hill, diz que nenhum dos estudos analisados é individualmente robusto o suficiente para que se estabeleça um nível de eficácia. Mas, combinados, eles podem indicar se o medicamento é eficaz.

O estudo não recomenda a aprovação do uso da ivermectina até que mais estudos sejam realizados. “Muitos ensaios incluídos [no estudo] ainda não foram publicados ou passaram por revisão científica e meta-análises são sujeitas a confusão”, informa o estudo.

Além disso, há uma grande variação nos padrões entre os ensaios, diferenças entre doses de ivermectina e a duração dos tratamentos foi heterogênea.

“A ivermectina deve ser validada em estudos maiores randomizados antes que os resultados sejam suficientes para revisão pelas autoridades reguladoras”, diz o estudo.

Reportar Erro