longa espera

OMS prevê que pandemia do coronavírus pode levar dois anos para terminar

Tedros Adhanom compara a pandemia do novo coronavírus à gripe espanhola de 1918

acessibilidade:
Tedros Adhanom acredita que pandemia levará dois anos para chegar ao fim. Foto: Wikimedia Commons

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundialda Saúde (OMS), afirmou em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (21), que a pandemia da Covid-19 pode levar dois anos para chegar ao fim. A justificativa para o longo período apoia-se em novos picos apresentados em países que já haviam atingido estabilidade no número de transmissões.

O diretor comparou a infecção do novo coronavírus à gripe espanhola, ocorrida no século passado, em 1918. À época, cerca de 50 milhões de pessoas morreram em todo mundo e a doença só foi controlada após dois anos do início dos contágios.

Covid-19 no Brasil

O  diretor executivo do Programa de emergências da OMS, Michael Ryan, disse em uma transmissão que o controle do contágio no Brasil representaria uma “vitória para o mundo”, uma vez que o país é a segunda nação com o maior número de pessoas infectadas.

Para Ryan, a situação brasileira está caminhando para um cenário mais positivo, pois os dados semanais de contágios apresentam estabilidade, apesar da ainda alta quantidade de novos casos. “Estamos em um período difícil no Brasil. Parece que eles podem melhorar, mas isso requer uma abordagem forte e dedicada para diminuir a transmissão e continuar a proteger o sistema de saúde”, diz o diretor.

 

 

Reportar Erro