Covid-19 no brasil

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por Covid no Brasil

Comprovação da reinfecção ocorreu 116 dias após o primeiro diagnóstico de contágio

acessibilidade:
Número de novas infecções também segue em queda. Foto: Agência Senado/Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (10), o primeiro caso confirmado de reinfecção por coronavírus no Brasil. Uma profissional da saúde, 37 anos e residente de Natal (RN), teve o primeiro diagnóstico em junho. A mulher se recuperou, mas testou positivo pela segunda vez em outubro, após 116 dias do primeiro contágio.

O caso está registrado em relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ – Laboratório de Referência Nacional para a Covid-19 no Brasil. As análises traçaram o genoma completo viral que identificou ser o SARS-CoV-2, o responsável pela doença pandêmica.

Com a catalogação nacional do caso, o Ministério da Saúde orienta que todas as medidas de precaução devem ser mantidas, como o uso de máscaras e a rotina de higienização das mãos, assim como o uso do álcool em gel ou sanitizante.

A pasta informou que os esforços para a obtenção de um método imunizante estão sendo feitos e que o trabalho em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) viabilizará em breve uma vacina para a população brasileira.

 

 

Reportar Erro