Mais Lidas

Pandemia

Mais de 100 casos da variante Delta (indiana) foram registrados no Brasil

Variante tem uma taxa de infecção maior que a versão original do coronavírus; 83 casos foram registrados no Rio de Janeiro

acessibilidade:
Duas mãos segurando seringa
Rio recebe doses da AstraZeneca e Pfizer para completar esquema vacinal de habitantes de todo o estado. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Foram identificados no Brasil 110 casos da variante Delta do coronavírus, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Saúde. Desses, cinco casos evoluíram para quadro grave que resultou em morte. Antigamente conhecida como “variante indiana”, pela origem no país asiático, essa versão do vírus possui uma taxa de infecção maior do que o coronavírus original.

Dos 110 casos registrados, foram 83 no Rio de Janeiro, 13 no Paraná, seis em um navio que ficou parado na costa do Maranhão, um em Minas Gerais, dois em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco.

O Ministério também informou que tem mantido contato com secretarias de Saúde para ampliar a vigilância sobre a variante. Entre as ações recomendadas está o sequenciamento genômico para mapear a presença da variante em cada estado ou município.

Os casos suspeitos devem ser isolados, com tratamento para aliviar os efeitos e possíveis complicações.A Saúde também solicita a notificação imediata para gerar ações de resposta em localidades onde a variante for identificada.

Vídeos Relacionados