Avanço na imunização

Mais da metade da população vacinável tomou 1ª dose da vacina covid-19

Marca de 80 milhões de brasileiros maiores de 18 anos vacinados foi ultrapassada

acessibilidade:
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid-19 no braço de mulher sentada. Ambos estão de máscara
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga aplica vacina contra covid-19 em mulher, em Brasília. Foto: Walterson Rosa/MS/Arquivo

Brasil ultrapassou a marca de 80 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina da Covid-19. O número apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (8) representa que sua campanha de vacinação para enfrentamento da pandemia já chegou aos braços de metade da população vacinável, estimada em 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

Do total de pessoas que receberam a primeira dose, 35,6% também já receberam a segunda dose das vacinas. São 28,9 milhões de brasileiros que completaram a segunda etapa da vacinação ou tomaram vacina de dose única. Ao todo, o Brasil já aplicou mais de 110,1 milhões de doses da vacina Covid-19.

Os dados estão na plataforma LocalizaSUS e estão atualizados até as 21 horas de 7 de julho. O sistema do Ministério da Saúde reúne uma série de informações relacionadas ao coronavírus, como o número de casos, óbitos, vacinação, distribuição de medicamentos e habilitação de leitos, por exemplo.

Mais vacinas

O Governo Federal já encomendou mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 até o fim de 2021, depois de acordos com diferentes laboratórios. Até o momento, cerca de 144 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária.

Campanha

Ontem (7), o Ministério da Saúde lançou campanha com a família Zé Gotinha sobre a importância de todos completarem o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes.

Entre as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas no Brasil deve-se tomar a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz, da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única. (Com informações da Comunicação do Ministério da Saúde)

Reportar Erro