covid-19

Laboratório da Covaxin, vacina indiana, fecha acordo com farmacêutica brasileira

Embaixador do Brasil na Índia também participou e disse que o país tem intenção de adquirir o imunizante indiano

acessibilidade:
frascos de vacina com lupa ao lado
A solicitação de importação foi feita pelo Ministério da Saúde

O laboratório indiano Bharat Biotech, responsável pela produção da vacina Covaxin, fechou acordo comercial com a distribuidora Precisa Medicamentos. Uma equipe da empresa brasileira visitou as instalações da farmacêutica nos dias 7 e 8 de janeiro para discutir as possibilidades de comercialização do imunizante.

O embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Corrêa do Lago, participou da reunião de forma remota e em nome do Governo Federal expressou interesse na aquisição da vacina. Segundo o diplomata, o contrato com a Bharat seria priorizado, feito por meio de uma compra direta com o governo brasileiro para abastecer o setor público de saúde, chegando ao mercado privado após autorização da Anvisa.

O imunizante passa pela fase 3 de testes clínicos com a participação de 26 mil voluntários. A vacina é composta de duas doses e fabricada a partir do vírus inativado. A capacidade de produção atinge 300 milhões de doses anuais.

A Covaxin foi elaborada inteiramente pela Índia em uma parceria do laboratório Bharat Biotech, do Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) e do Instituto Nacional de Virologia (NIV). A produção ocorre na instalação de biossegurança BSL-3 (Bio-Safety Level 3) da farmacêutica, uma das plataformas mais avançadas desse modelo no mundo.

 

Reportar Erro