Covaxin

Fauci elogia vacina esnobada pela Anvisa: ‘é antídoto muito importante’ contra covid

Segundo o "New York Times", a Covaxin trabalha ensinando o sistema imunológico a produzir anticorpos

acessibilidade:
Anthony Fauci, conselheiro médico da Casa Branca e principal especialista em pandemia dos Estados Unidos. Foto: Reprodução do Youtube

A vacina indiana Covaxin neutralizou a variante 617 (conhecida como B.1.617) do vírus mortal, que surgiu na Índia, segundo revelou em Washington Anthony Fauci, conselheiro médico da Casa Branca e principal especialista em pandemia dos Estados Unidos. Fauci fez a declaração a jornalistas durante uma teleconferência nesta terça-feira (27).

“Isso é algo em que ainda estamos obtendo dados diariamente. Mas os dados mais recentes. Foi olhando para casos convalescentes de covid-19 e pessoas que receberam a vacina usada na Índia, a Covaxin, contra a variante 617 “, disse ele.

“Portanto, apesar da dificuldade real que estamos vendo na Índia, a vacinação pode ser um antídoto muito, muito importante contra isso”, disse Fauci.

Apesar de adotada em 12 países e aplicada em larga escala na Índia, a vacina Covaxin tem sido esnobada pela agência regulador brasileira Anvisa.

Vacina “ensina” a produzir anticporpos

New York Times informou também na terça que a Covaxin trabalha ensinando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2 Os anticorpos se ligam a proteínas virais, como as chamadas proteínas de pico, que se espalham por sua superfície.

Desenvolvido pela Bharat Biotech em parceria com o Instituto Nacional de Virologia e o Conselho Indiano de Pesquisa Médica, o Covaxin foi aprovado para uso emergencial em 3 de janeiro. Os resultados dos testes mostraram posteriormente que a vacina tem uma eficácia de 78 por cento.

Respondendo a uma pergunta, Andy Slavitt, Conselheiro Sênior de Resposta do Covid-19 da Casa Branca, disse que uma equipe de ataque do Centro de Controle e Prevenção de Doenças está indo para a Índia para ajudar a coordenar essa resposta.

“Estamos nos certificando de localizar algumas das matérias-primas necessárias para criar mais vacinas na Índia, o que acredito que será uma ajuda importante lá”, disse ele.

Reportar Erro