Vacina russa

Ensaio clínico da fase 3 da vacina russa começa nesta quarta em vários países

Regras de emergência russas contra pandemia autoriza uso da vacina na sua população

acessibilidade:
A vacina russa é uma das possibilidades de imunização. Foto: Sputnik
Os governadores desses estados querem a liberação célere da vacina, para que o início da produção em larga escala ocorra o quanto antes Foto: Sputnik

O ensaio clínico da fase 3 da vacina russa oara covid-19, anunciada pelo presidente Vladimir Putin, envolvendo mais de 2 mil pessoas na Rússia, vários países do Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita) e países da América Latina (Brasil e México) começará nesta quarta-feira (12).

A vacina recebeu um certificado de registro do Ministério da Saúde da Rússia nesta terça (11), e sob as regras de emergência adotadas durante a pandemia Covid-19, pode ser usada para vacinar a população na Rússia. A produção em massa da vacina está prevista para começar em setembro de 2020.

Antes do início dos ensaios clínicos, segundo a agência de notícias Sputinik, a vacina russa havia passado por todas as etapas de testes pré-clínicos com experimentos em diferentes tipos de animais, incluindo dois tipos de primatas.

Os ensaios clínicos da fase 1 e 2 da vacina foram concluídos no dia 1º deste mês, diz a agência, e que “Todos os voluntários estão se sentindo bem e nenhum efeito colateral imprevisto ou indesejado foi observado.”

A vacina induziu anticorpos fortes e resposta imune celular. Nenhum participante dos atuais ensaios clínicos foi infectado com covid-19 após receber a vacina.

“A alta eficácia da vacina foi confirmada por testes de alta precisão para anticorpos no soro sanguíneo dos voluntários (incluindo uma análise para anticorpos que neutralizam o coronavírus)”, informa o Sputinik, bem como a capacidade das células imunes dos voluntários se ativarem em resposta à ponta da proteína S do coronavírus, que indica a formação de anticorpos e resposta à vacina imune celular.

Reportar Erro