covid-19

Anvisa adota novas medidas de cuidados em voos vindos do Reino Unido

Após alerta do premiê Boris Johnson sobre mutação do vírus, países acendem alerta e adotam medidas restritivas

acessibilidade:
Navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos e o navio Costa Diadema, em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19. Foto: Anvisa/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou novas medidas de precaução em aeroportos brasileiros que recebam voos vindos do Reino Unido. A primeira ação ocorreu nesta segunda-feira (21), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Com a aterrissagem da nave em solo brasileiro, os agentes sanitários realizaram uma sequência de procedimentos. Após a leitura de mensagem sonora, fiscalizaram o interior do avião, orientaram os passageiros e solicitaram informações sobre os passageiros e tripulantes às empresas aéreas. As informações cedidas já foram encaminhadas aos órgãos competentes.

Após a identificação, a Rede CIEVS, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, ligada ao Ministério da Saúde fará o contato com as pessoas que estiveram no voo para monitorar as condições de saúde e, caso necessário, fazer o encaminhamento aos serviços de saúde.

A Anvisa também ficou responsável por acompanhar os procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave, assim como acompanhou o trânsito de passageiros até a área de imigração para receberem maior orientações sobre conduta em solo nacional.

Nenhum passageiro ou tripulante declarou apresentar sintomas da Covid-19, segundo informou a Anvisa. A partir de 30 de dezembro, a entrada de passageiros em solo brasileiro só será permitida mediante apresentação de teste laboratorial com diagnóstico negativo.

 

 

Reportar Erro