A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados vai analisar, nesta quarta-feira (8), os dados sobre as candidatas que foram eleitas nas últimas eleições.
Nesta legislatura (2019-2023), houve um aumento de 15% de deputadas federais, das 513 cadeiras 77 são ocupadas por mulheres, sendo que 43 ocupam um cargo de deputada federal pela primeira vez.

Como é o caso da presidente do colegiado, a deputada Luísa Canziani (PTB-PR) , que é também a mais nova do Congresso Nacional, com 22 anos.
Os estados do Amazonas, Maranhão e Sergipe não têm não elegeram nenhuma mulher. O Distrito Federal é a unidade da federação que mais elegeu deputadas, com a bancada composta por 8 vagas, 5 são ocupadas por mulheres. Em termos absolutos, o estado que mais elegeu deputadas é São Paulo, tendo 11 mulheres na bancada de 70 deputados.
Foram convidados para discutir o assunto o consultor legislativo da Área de Ciência Política e Sociologia Política, Luiz Henrique Vogel; e representantes da seção de Apoio à Pesquisa da Consultoria Legislativa, João Carlos Afonso Costa; e do serviço de Ciência de Dados da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação, Marcus Vinicius Chevitarese Alves.
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi criada em 2016, e tem entre suas atribuições, o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher, em especial as vítimas de violência doméstica, física, psicológica e moral. A comissão também fiscaliza programas governamentais relativos à proteção dos direitos da mulher.
Também está entre as atribuições do colegiado, além de outras, incentivar e fiscalizar programas de apoio às mulheres chefes de família; fazer o monitoramento da saúde materno-infantil e neonatal, dos programas de apoio a mulheres em estado puerperal, em especial nas regiões mais carentes do País; e incentivar e monitorar programas de prevenção e de enfrentamento das doenças que afetam as mulheres.(Com informações Agência Câmara)