Primeiro passo

Voto direto para eleição na OAB avança, apesar da direção atual

Ainda há um longo caminho pela frente para alterar Estatuto e reconhecer o direito dos mais de 1 milhão de advogados inscritos

acessibilidade:
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Foto: Reprodução

A comissão de Avaliação do Sistema Eleitoral da OAB aprovou voto direto para eleição do presidente e dirigentes da entidade, acolhendo proposta da OAB do Mato Grosso do Sul.

Ainda há um longo caminho pela frente, até porque o grupo que controla a entidade, liderado pelo ex-presidente Marcus Vinícius Furtado Coelho, deve manobrar para impedir a alteração do Estatuto da OAB, reconhecendo o direito de eleger pelo voto seus representantes aos mais de 1 milhão de advogados inscritos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A proposta do voto direto será levada ao pleno do conselho federal da OAB. Se os conselheiros aprovarem, inicia-se o processo legislativo.

A implantação do sistema de voto direto vai permitir a escolha dos integrantes da diretoria do conselho federal, incluindo o presidente.

Para o presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche, autor da proposta, o voto direto vai conferir “plenitude da democracia em nossa instituição”.

Reportar Erro