Prerrogativa ameaçada

Presidente da Caixa defende consulta a Bolsonaro sobre mudança no estatuto

Alteração retira do Planalto prerrogativa de nomear o presidente da Caixa

acessibilidade:
Nelson de Souza, presidente da Caixa Econômica Federal: 40 anos no mercado financeiro. (Foto: Ana Nascimento/AgCaixa)

O presidente da Caixa, Nelson de Souza, acha correto blindar o banco de indicações políticas, como pretende seu conselho de administração. Mas é contra alterar o estatuto ainda este ano para retirar do presidente da República o poder de indicar o presidente da Caixa. O plano secreto foi revelado nesta coluna. Para Souza, isso só deveria ser feito com o aval do presidente Jair Bolsonaro. A decisão é do conselho presidido por Ana Paula Vescovi, secretária-executiva do Ministério da Fazenda. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O conselho tem 8 membros, 5 deles indicados pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. Que sabe de tudo, tanto quanto Temer.

Em janeiro, com Michel Temer fragilizado, os estatutos foram alterados para retirar do Planalto o poder de indicar vice-presidentes da Caixa.

Nelson de Souza se sente à vontade para defender o futuro da Caixa livre de indicações políticas: é um técnico com 40 anos no mercado.

Souza assumiu a presidência da Caixa com a missão de garantir um lucro de R$7,2 bilhões. Em setembro, 6 meses depois da sua posse, anunciou um lucro de R$11,5 bilhões.

Reportar Erro