Bem na fita

Jorge Oliveira é hoje o preferido de Bolsonaro para virar ministro do STF

Fiel ao presidente, Oliveira orienta Bolsonaro na área jurídica há mais de uma década

acessibilidade:
Fiel ao presidente, Oliveira orienta Bolsonaro na área jurídica há mais de uma década. Foto: Carolina Antunes/PR

Se a escolha do presidente Jair Bolsonaro fosse hoje, não tinha para ninguém: o indicado para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) seria o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria Geral da Presidência. Ele orienta Bolsonaro na área jurídica há mais de uma década, e são amigos. Se o ministro não é “terrivelmente evangélico”, como prefere Bolsonaro, reza no evangelho do presidente. Advogado experiente, Jorge Oliveira se aposentou como major da PM do Distrito Federal. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Antes, Jorge Oliveira foi subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, de onde o ministro Dias Toffoli saiu para STF, que preside atualmente.

Bolsonaro já manifestou sua opção por Jorge Oliveira em pelo menos três ocasiões, durante conversas com ministros do Planalto.

O presidente não cita publicamente Jorge Oliveira como opção para o STF para não expor o ministro a processo de “queimação”.

Se nomeado, Jorge Oliveira vai virar ministro do STF aos 46 anos, quase a idade do dono da vaga Celso de Mello ao ingressar no STF.

Reportar Erro