Experiência é fundamental

Médicos de Wuhan farão videoconferência com o DF e também com outros estados

Coo são vários pedidos, a embaixada pediu ao governo federal para indicar prioridades

acessibilidade:
Ibaneis Rocha com o embaixador da China, Yan Wanming: o governador do DF encabeçou as solicitações de Estados e municípios por cooperação com os médicos chineses - Foto: Renato Alves.

Uma videoconferência dos médicos do Distrito Federal com os colegas de Wuhan, epicentro do coronavírus, deve dar início à cooperação solicitada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, à embaixada da China. Ele foi o primeiro a pedir, mas outros Estados e vários municípios fizeram o mesmo, por isso a embaixada fez uma gentileza ao governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores: enviou uma lista dessas solicitações pedindo que ao Palácio do Planalto que defina prioridades. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Uma segunda videoconferência será dos médicos de Wuhan e o pessoal de saúde dos Estados e municípios que solicitaram a cooperação.

Por ter formalizado primeiro o pedido de assistência, o DF “está bem posicionado”, dizem diplomatas. O esforço do DF é considerado modelar.

O “projeto China” é tocado pelo secretário Valdetário Andrade Monteiro (Casa Civil) e Renata Zuquim, diretora de relações internacionais do DF.

Pegou bem junto aos chineses o governo do DF não formular pedidos específicos de equipamentos, por exemplo. Só o que for possível.

Reportar Erro